x

Trabalhista

Secretaria lança Anuário Estatístico da Previdência Social 2017

Publicação com principais informações sobre a Previdência foi apresentada aos conselheiros

22/11/2018 14:45:54

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Secretaria lança Anuário Estatístico da Previdência Social 2017

Secretaria lança Anuário Estatístico da Previdência Social 2017

Já está disponível, para consulta no site da Secretaria de Previdência, o Anuário Estatístico da Previdência Social (Aeps) 2017. A publicação foi lançada durante reunião do Conselho Nacional de Previdência (CNP), nesta quinta-feira (22), em Brasília. O anuário traz informações sobre benefícios, contribuintes, acordos internacionais, acidentes de trabalho e vários outros temas relacionados à Previdência.

De acordo com o Aeps, em 2017, a Previdência Social contava com 29,6 milhões de benefícios ativos – um crescimento de 2,8% do estoque em relação a 2016. As aposentadorias e pensões representavam 93,5% do total.

Considerando-se os repasses para pagamento de benefícios (valor líquido de emissão), no valor de R$ 478,9 bilhões, houve crescimento de 9,4% em 2017, totalizando 7,3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. “A cada ano vemos a despesa crescer e consumir mais do nosso PIB, o que é preocupante e reforça a necessidade de mudanças para aliviar os cofres públicos”, disse o secretário de Previdência, Marcelo Caetano.

Com relação aos novos benefícios, segundo dados do anuário, houve aumento na quantidade de aposentadorias concedidas em 2017. Passaram de 1.273.194, em 2016, para 1.400.489, em 2017. Juntas, aposentadorias e pensões representaram 38,6% do total de benefícios concedidos no ano passado. A maior parte deles (57,5%) foi para mulheres.

Beneficiários – No ano passado, 27,7 milhões de pessoas receberam pelo menos um benefício do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). A quantidade de beneficiários cresceu 2,6% em relação a 2016 e 6,1% em relação a 2015. Do total, 56,7% eram mulheres e 43,3%, homens. A maioria do sexo feminino pode ser explicada pela maior participação delas nos benefícios de pensão e salário-maternidade.

O Aeps mostra que, em 2017, houve crescimento de beneficiários em todas as faixas etárias, mas a maior concentração ocorreu a partir dos 55 anos. A faixa de beneficiários com 90 anos ou mais cresceu 33,3% em dois anos. Para o subsecretário do Regime Geral de Previdência Social, Benedito Brunca, o dado mostra a mudança no perfil demográfico brasileiro. “Já é possível observar a tendência de aumento da quantidade de idosos na pirâmide etária e a diminuição da entrada de jovens no sistema previdenciário. Essa realidade é desafiadora para o nosso regime, que é de repartição”, afirmou Brunca.

O coordenador-geral de Estatística, Demografia e Atuária, Alexandre Zioli – responsável por consolidar o AEPS –, ressaltou a importância de coletar e estudar tantas informações sobre a Previdência. “Essa publicação traz transparência e credibilidade à Previdência e permite a qualquer cidadão conhecer com profundidade a realidade da Previdência Social. Trabalhamos nela há mais de 20 anos para que sirva de base para o planejamento de políticas públicas consistentes”, disse Zioli.

Fonte: Previdência

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.