x

Trabalhista

Jovem Aprendiz: Conheça todas as regras, como funciona, inscrições, vagas e mais informações!

O governo federal tem uma série de políticas públicas que, realmente, transformam e melhoram a vida de diferentes tipos de pessoas.

23/11/2018 08:53:48

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Jovem Aprendiz: Conheça todas as regras, como funciona, inscrições, vagas e mais informações!

Jovem Aprendiz: Conheça todas as regras, como funciona, inscrições, vagas e mais informações!

O governo federal tem uma série de políticas públicas que, realmente, transformam e melhoram a vida de diferentes tipos de pessoas. Um desses importantes programas é o Jovem Aprendiz que trouxe para o mercado de trabalho adolescentes que antes tinham bastante tempo ocioso.

Porém, apesar de ser um programa muito importante e que já existe há alguns anos, algumas pessoas ainda não conhecem direito o Jovem Aprendiz.


Neste texto, você vai entender o que ele é, como funciona, entre outras informações relevantes sobre essa essencial política pública federal. Confira!

Jovem aprendiz: O que é?

O programa Jovem Aprendiz é uma política pública que coloca adolescentes no mercado de trabalho, ganhando um salário e fazendo um curso de profissionalização em alguma área específica. Ou seja, é a mistura da educação com a prática no mercado de trabalho.


O programa é uma maneira muito bem elaborada do adolescente ter o primeiro emprego, aprender uma nova profissão e começar a buscar a própria independência financeira, além de poder ajudar em casa com as contas e ter essa maturidade desde mais cedo.

Como funciona esse programa?

O Jovem Aprendiz é dividido em dois pontos específicos: o primeiro é a parte do aprendizado em sala de aula, em que o jovem faz um curso de qualificação técnica em alguma instituição credenciada pelo programa. A segunda parte é quando ele põe em prática esse conhecimento em alguma empresa que contrate o Jovem Aprendiz.

Ele recebe um salário todo mês para participar das aulas e também para o trabalho. Ou seja, na época do curso, o Jovem Aprendiz também recebe, não é apenas quando ele já está na etapa do estágio em alguma empresa.

Normalmente, o Jovem Aprendiz recebe um salário-mínimo e trabalha nas horas que não influenciam ou atrapalham no rendimento escolar dele.

É a partir de que idade?

Jovens a partir de 14 anos que estejam cursando o ensino fundamental ou médio podem participar do Programa Jovem Aprendiz. É preciso ficar atento, porque você que tem que correr atrás das vagas. Elas são disponibilizadas pelas próprias empresas e, normalmente, abrem essas vagas por apenas uma vez ao ano.

O Jovem aprendiz é até que idade?

Existem dois tipos diferentes de programas do Jovem Aprendiz. O para adolescentes de 14 a 18 anos e o para jovens de 18 a 24 anos. A idade máxima é de 24 anos, exceto para pessoas portadoras de alguma deficiência que não existe idade máxima para participar desse programa.

Vagas

As vagas são distribuídas por diversas empresas ao redor do país. Com certeza, na sua cidade existe, pelo menos, uma que ofereça a oportunidade de ser Jovem Aprendiz, porque é muito bom para a empresa, já que ela tem custos bem menores do que contratar um profissional da forma mais comum como rege a lei.

Existem alguns programas específicos espalhados por todo o Brasil, como é o caso dos Correios, por exemplo, que abre, anualmente, o seu Jovem Aprendiz. Os jovens participam de um processo seletivo antes de serem escolhidos.

Além dos Correios, outras empresas também participam desse programa, como é o caso de bancos como a Caixa, o Bradesco e o Itaú. Para participar desses programas, você precisa entrar no site, ficar atento ao prazo de inscrição, fazer essa inscrição, participar do processo seletivo e depois aguardar o resultado.

Além do trabalho, o Jovem Aprendiz precisa fazer o curso de aprendizagem. Ele é feito nas instituições do Sistema S, como Sesc, Senac, Senat e também em outras instituições definidas e cadastradas pelo governo federal.

Benefícios

Além da oportunidade de estudar uma profissão e colocá-la em prática, o Jovem Aprendiz é a chance de primeiro emprego de muitos adolescentes e jovens do país. Eles também recebem um salário, vale-transporte, refeição, direito às férias, contribuição para INSS e tudo mais.

Normalmente, o salário do Jovem Aprendiz é de meio salário-mínimo, mas pode ser bem mais do que isso, chegando até o valor total do salário-mínimo definido no Brasil.

Se tiver restado alguma dúvida sobre o programa Jovem Aprendiz, deixe o seu comentário aqui embaixo!


Fonte: Blog do Trabalho

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.