x

Tributário

Como Prevenir Autuações dos Órgãos Fiscais nos Pequenos Negócios

Os órgãos fiscais têm utilizado da tecnologia como ferramenta gestão no cruzamento de dados, averiguação de inconsistência das obrigações acessórias e identificação sonegadores que fazem concorrência desleal não contribuindo com o sistema econômico.

29/11/2018 08:41:34

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como Prevenir Autuações dos Órgãos Fiscais nos Pequenos Negócios

Como Prevenir Autuações dos Órgãos Fiscais nos Pequenos Negócios

O contador é a fonte de consulta principal para prevenção, estudo de viabilidade e planeamento estratégico para de manter um sistema de escrituração contábil uniforme aos atos e fatos administrativos financeiros. Essas informações devem ser precedida de planejamento em cada modalidade para assegurar a saúde financeira na era digital.

O reconhecimento da adesão do profissional especializado permite a construção de módulos de segurança no envio de informações aos órgãos competentes, independente do regime tributário pertencente, seja em sistema simples, ou mesmo aquelas que optem pelo Lucro Presumido e Lucro Real, para prevenir passivos tributários causados por irregularidades de qualquer origem.

a) Automatização das informações contábeis, financeiras e tributárias;

b) Prevenção de inconsistências cadastrais;

c) Identificação de falhas operacionais;

d) Auditoria dos processos;

e) Cruzamento de obrigações acessórias;

f) Conciliação entre relatórios gerenciais e obrigações acessórias;

g) Validação das obrigações principais e acessórias;

Esses módulos de segurança são fundamentais para realização de um planejamento estratégico assertivo, onde possibilita o diagnóstico dos diversos processos e operações ocorridas no seu negócio a fim de evitar surpresas desagradáveis, bem como viabiliza um canal de comunicação ágil e efetivo.

Muitas são as razões invocadas para justificar a decisão de se ter um contador para prevenção de autuações fiscais nas empresas. O resultado dessa decisão é aplicação de um conjunto de técnicas, que identificam, aperfeiçoam, e revestem todos os processos de formalidades extrínsecas e intrínsecas, observando os diversos atos e fatos que coadunam com a legalidade dos seus órgãos fiscalizadores, uma vez que estão cada vez mais utilizando as informações virtuais para aferir e avaliar as informações, resultando em pareceres e autuações fiscais que refletem a performace econômico financeira e fiscal do seu negócio.

por: Delmiro Lima do Nascimento Junior

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.