x

Empresarial

Cinco passos para aproveitar as oportunidades de negócio em 2019

Consultor dá dicas para ampliar as chances de crescimento da sua empresa

12/12/2018 13:10:21

1.159 acessos

Cinco passos para aproveitar as oportunidades de negócio em 2019

Diante do cenário político brasileiro, a expectativa para 2019 é de aquecimento nos negócios. O empresariado está ansioso para a retomada da economia e oportunidades de crescimento. Por isso, é importante ter um planejamento bem definido e revisar os objetivos periodicamente para não perder o rumo. “O crescimento de uma empresa deve ser projetado e sustentado no planejamento, visão e ação estratégica. Ter uma estratégia de crescimento bem definida garante a preparação necessária para aproveitar as oportunidades”, pondera o diretor presidente da Magnus Consultoria, Magnus Wolfram. O especialista listou cinco passos para orientar a caminhada do próximo ano e garantir bons resultados à sua organização.

 

1º Planejamento Estratégico: definir os próximos passos da sua empresa torna-se determinante para o sucesso empresarial. Reúna-se com a sua equipe o quanto antes e elenque o objetivo final do próximo ano. Em seguida, delegue o que é de responsabilidade de cada área e o que é preciso ser feito, individualmente e em equipe, para atingirem a meta. Inclua no plano, a aquisição de ferramentas, se for necessário, a movimentação que os concorrentes estão fazendo e toda a parte burocrática, como legislação e tributos.

 

2º Orçamento: agora que as metas estão planejadas, é o momento de transformá-las em números. Ter uma política orçamentária clara e que envolva as gerências traz maior comprometimento e alcance dos resultados planejados. Utilize ferramentas que facilitem a elaboração e o acompanhamento do orçamento, trazendo redução de tempo e confiabilidade.

 

3º Planejamento Tributário: tendo as projeções financeiras para o próximo ano, é a hora de fazer o planejamento tributário. Um bom planejamento tributário além de trazer redução de custos, torna você muito mais competitivo no mercado. Para formar seu preço de venda, é fundamental analisar a carga tributária sobre o seu negócio.

 

4º Produtividade: revise os processos internos, inclusive, se as pessoas do seu time se encontram no setor onde possuem melhor performance. Isso pode gerar uma redução de tempo e de custo, o que influencia diretamente na produtividade da sua empresa e na entrega que faz ao cliente. 

 

5º Monitoramento: verifique periodicamente como está a relação entre os processos e os prazos através de reuniões com a equipe. Encontrem juntos soluções para os problemas. As reuniões têm papel fundamental para que o time esteja alinhado, sabendo o que está sendo feito e quem é o responsável por cada etapa. Revise o planejamento estratégico e o orçamento se o cenário for muito diferente do previsto, assim você pode aproveitar todas as oportunidades de mercado.

Fonte: Oficina das Palavras Assessoria de Imprensa

MATÉRIAS RELACIONADAS

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.