C U R S O   O N - L I N E

Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2019. Aprenda com quem vive a contabilidade.

Contábeis o portal da profissão contábil

22
Mar 2019
05:55

Fiscalização

Como descobrir uma empresa inidônea na escrituração da sua empresa antes da visita do fisco

Conheça o site de busca que te alerta sobre fornecedores e clientes que são e serão inidôneos fiscais.

17/12/2018 10:10

empresas fiscalização

Ultimamente tem sido muito comum as empresas serem surpreendidas pela visita da fiscalização tributária com a notícia de ter sido detectado, de forma remota, na sua escrituração fiscal digital, o registro de nota fiscal eletrônica de empresa considerada inidônea. Para esta infração, que chega a quase 25% dos Autos de Infrações lavrados pelo Fisco, as multas podem atingir a 35% do valor da operação mais 18% de ICMS e acréscimos financeiros, isso sem contar a representação criminal ao MPE por crime de sonegação fiscal. Esses autos são mais comuns do que parece, não sendo muito noticiados em razão do sigilo fiscal e porque as empresas, em razão da sua imagem, também procuram não divulgar tal fato desabonador.

Com a exceção das fraudes fiscais criminais, a maioria das situações está relacionada à busca de potencializar o lucro ou mesmo sobreviver no mercado. Na maioria dos casos, uma empresa compradora que necessita de determinada mercadoria é assediada por pessoas que as oferecem através de empresas constituídas que efetivamente entregam os produtos com nota fiscal e com preços e condições competitivas. A empresa compradora, não obstante, ao adotar cuidados de consultar os sistemas Sintegra e outros, fica surpresa, estarrecida e apavorada com a informação sobre seus fornecedores e até mesmo sobre seus clientes, por ocasião da lavratura do referido Auto de Infração.

É um cenário de horror tributário que acaba por levar muitos empresários, diretores, gerentes e compradores, a terem insônia e até alterações de saúde, considerando que contribui para esse cenário o fato de o Fisco demorar, na maioria dos casos, até anos, para descobrir que determinada empresa que se encontrava na situação ativa e regular agora passou a ser declarada irregular e inidônea e o que é pior, retroagindo os efeitos da inidoneidade desta empresa fornecedora para desde a sua abertura, o que resulta atingir operações passadas e já registradas. Ou seja, a checagem na época das compras de mercadorias através do Sintegra e outros sistemas foram inúteis, pois mesmo assim a empresa compradora provavelmente será autuada.

A única forma de se manter em alerta em relação à possibilidade de fornecedores virem a se tornar inidôneos pelo Fisco e assim adotar medidas preventivas antes do Auto de Infração é com o sistema Inidon. O sistema Inidon supera os sistemas antifraude do mercado, inclusive o próprio Sintegra, pois ele identifica em segundos, empresas que o Fisco acabou por iniciar o processo de investigação fiscal para torná-la, no futuro, inidônea e este fato não se encontra registrado no Sintegra e nem nos sistemas disponíveis no mercado.

O sistema Inidon é o único que possui um banco de dados próprio, onde só do Estado de São Paulo, encontram-se cadastradas mais de 180 mil empresas irregulares e aquelas que se encontram em início de fiscalização para serem declaradas inidôneas.

Seja cauteloso e evite prejuízo fiscais, acesse o site do Inidon e faça um teste grátis.

Enviado por

Redação Contábeis

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César