x

Trabalhista

Sala online do eSocial, mais facilidades ao trabalho do Contador.

Todo profissional da contabilidade, sabe que o universo digital está em ininterrupta transmutação. À medida que existe à disposição dos Contadores, mais dados e tecnologia, é claro que suas estratégias de trabalho serão ampliadas.

26/12/2018 11:59

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sala online do eSocial, mais facilidades ao trabalho do Contador.

Sala online do eSocial, mais facilidades ao trabalho do Contador.

Todo profissional da contabilidade, sabe que o universo digital está em ininterrupta transmutação. À medida que existe à disposição dos Contadores, mais dados e tecnologia, é claro que suas estratégias de trabalho serão ampliadas, como no caso do eSocial.

Neste sentido, é natural que as ferramentas que são usadas para a condução dos negócios e até as formas como são passadas e repassadas informações evoluem muito rápido.

Uma das plataformas de comunicação que vem crescendo em popularidade ao longo das décadas é a comunicação com a Receita Federal do Brasil – RFB. Se antes para resolver um problema, o Contador tinha de ir até uma unidade do fisco, hoje [quase] tudo pode ser resolvido através de um clique, por meio da internet mesmo, graças ao Certificado Digital, que dentro da rotina contábil-fiscal é muito útil para a assinatura de entrega de declarações, acesso de arquivos do Conectividade Social e envio de registros referentes à obrigação do Sistema Público de Escrituração Digital – Sped.

Neste sentido, para melhorar o trabalho das empresas e, claro, de seus Contadores, representantes da RFB, do Ministério do Trabalho, da Caixa Econômica Federal e do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS já estão respondendo dúvidas, por meio de transmissões ao vivo, sobre o eSocial, em uma sala online lançada oficialmente pela Receita Federal, em São Paulo/SP, no dia 27 de novembro.

O que é a Sala de Atendimento do eSocial

De forma geral, a Sala de Atendimento do eSocial é uma espécie de atendimento coletivo aos usuários do eSocial, composto por uma breve apresentação sobre o sistema, esclarecimento de dúvidas enviadas previamente através do formulário de inscrição e abertura para outras perguntas ao final do encontro. A inscrição prévia é obrigatória, pois as vagas são limitadas.

 Cursos eSocial

Todas as transmissões de cursos, videoaulas e textos, com periodicidade semanal ou quinzenal são gravadas e ficam disponíveis, gratuitamente, numa sala virtual para quem não teve a oportunidade de assistir ao vivo.

Na visão do coordenador do grupo de trabalho do Sped do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Paulo Roberto da Silva, a grande vantagem da sala online do eSocial é a aproximação do contribuinte com o assunto, de grande relevância para empresas de todos os portes e segmentos, além de órgãos públicos e microempreendedores individuais.

Como funciona

Hoje, a Sala de Atendimento online já conta com 2.170 membros ativos e 17 cursos, e funciona como uma espécie de “ponto de referência” para que o cidadão tenha a oportunidade de elucidar suas dificuldades relativas à operacionalização do sistema eSocial e dúvidas sobre legislação tributária, previdenciária e trabalhista relacionada à folha de pagamento digital.

Lembrando que cada Estado possui uma organização da Sala de Atendimento de acordo com as características locais.

Como ter acesso a Sala do eSocial

Para ter acesso a sala online do eSocial é necessário que o contribuinte de cadastre no site CuboZ, no endereço https://www.cuboz.com/salaesocial. Na sequência, basta clicar em “Webnars” e escolher o assunto que deseja participar. É importante que você saiba que o curso esocial é gratis.

Confira os novos cursos sobre o eSocial que estarão disponíveis em breve na Sala: “Erros do eSocial: como solucioná-los“; “eSocial Ponto a Ponto“; “Integração com os Sistemas Caixa e RFB“.


Fonte: Blog da Certisign

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.