De 10 de março e 31 de julho do ano passado —, o governo federal abriu uma exceção para pessoas que estavam presas ou não podiam comparecer à Caixa Econômica Federal por motivo de doença grave. Nesses casos, o prazo de resgate foi estendido até 31 de dezembro deste ano. Como não haverá atendimento bancário na segunda-feira, dia 31, na prática, esse prazo acaba nesta sexta-feira, dia 28.
O saque é permitido a quem tinha carteira assinada e pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015. Os doentes graves precisam apresentar laudo médico à Caixa, comprovando que não podiam comparecer na data marcada para retirada em 2017. Quem estava preso deve levar a certidão emitida pela unidade prisional, pela Vara de Execução Penal ou Criminal, ou pelo juiz que decretou a prisão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726-0207.
O decreto autorizando a extensão do prazo nesses casos específicos foi publicado em 26 de julho de 2017, pelo presidente Michel Temer.
Quem também tiver contas a pagar e não puder ir ao banco hoje deverá usar canais alternativos de pagamento (aplicativo de celular, internet banking, caixa eletrônico, correspondente bancário e telefone). Carnês e contas de água, luz, gás, telefone e TV paga vencidos no feriado poderão ser quitados sem acréscimos no primeiro dia útil seguinte.
Fonte: Extra