x

Gestor pode acessar portal com dados, mapas e imagens do Município

Dados, mapas e imagens dos municípios

04/11/2011 09:00:05

1,5 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Mais de mil indicadores, mapas e imagens de satélite de cada um dos Municípios estão disponíveis para acesso no portal Brasil em CidadesO sistema de informações foi lançado pelo Ministério das Cidades (MCidades), e deve apoiar as prefeituras no planejamento urbano.

De acordo com o MCidades, o portal será uma forma de o Município acompanhar as ações do governo, nas áreas de Saneamento, Habitação e Mobilidade Urbana. Os dados estão disponibilizados em dois níveis, por meio de tecnologia aberta e de uso livre. São eles:

  • nível web: dados geográficos e indicadores socioeconômicos de todos os Municípios brasileiros disponíveis para navegadores de internet em geral; e
  • nível local: os Municípios recebem um software e participam de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) com dados sobre o território e imagens de satélite de alta resolução, adquiridas e repassadas às administrações.

O portal, segundo o governo, deve possibilitar ao agente público e social acesso a indicadores político-administrativos e socioeconômicos. Os dados possibilitam criar indicadores locais e de mapeamento territorial, o que permite melhor planejamento de programas e ações.

Além de Habitação e Saneamento, o Brasil em Cidades também tem informações sobre Demografia, Índice de Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Finanças, e Istrumentos de Gestão Urbana.

Fonte: Agência CNM, com informações do Ministério das Cidades

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.