x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Contábil

Balanço Patrimonial - A Reavaliação Patrimonial e seus benefícios nas Demonstrações

Porque a Reavaliação Patrimonial é benéfica aos Demonstrativos Contábeis/Financeiros.

25/01/2019 09:18

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Balanço Patrimonial - A Reavaliação Patrimonial e seus benefícios nas Demonstrações

Balanço Patrimonial - A Reavaliação Patrimonial e seus benefícios nas Demonstrações

 

Empresas que tem por cultura analisar e apresentar seus Demonstrativos Contábeis e Financeiros, podemos citar entre os principais: Balanço Patrimonial, DRE -  dos Resultados do Exercício, Fluxo de Caixa Direto ou Indireto, entre outros mais.

É natural que empresas geralmente industrias (com seus maquinários) ou outras de segmentos que requer um grau de imobilização representativo, tenham em seus Balanços Patrimoniais registros históricos de aquisição de seus Ativos Imobilizados, porém, tais Ativos atendendo a um benefício fiscal, geram a depreciação mensal que é despesada e deduzida na apuração dos impostos e contribuições sobre o Lucro; a contra-partida dessa despesa de depreciação é a Depreciação Acumulada que também é registrada no Ativo Não Circulante, porém, como redutora do Ativo.

Ao final de alguns períodos (exercícios) em razão do acumulo da Depreciação, o Ativo Imobilizado, vai diminuindo sua representatividade e isso quando analisado por terceiros resulta na diminuição do conceito da empresa.

Esse efeito negativo sobre a análise do Balanço da empresa, pode ser eliminado, quando a empresa opta em realizar a Reavaliação Patrimonial, esse trabalho, pode ser realizado em 100% dos Bens Ativos, ou somente baseado nos bens com maior relevância financeira.

A Avaliação Patrimonial e realizada por profissionais com grande experiência e respaldada por Laudos Técnicos que atendem as normas ABNT e IBAPE, quando necessário assinadas por contadores e engenheiros.

Com esse laudo a Contabilidade pode efetivar os ajustes dos Ativos ao Valor Justo, em contra-partida aumenta também o Patrimônio Líquido da empresa, o que ao final demonstra o verdadeiro valor da empresa.

Vale Pensar e definir a realização da Avaliação Patrimonial e apresentar Demonstrativos que com certeza darão maior credibilidade à empresa.

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria) em empresas de pequeno e médio porte; atua também como Conselheiro Empresarial. Graduado em Ciências Contábeis (UNISO), Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV), atuou também como Professor Universitário.

www.axsconsultoria.com.br

e-mail: [email protected]

 

Fonte: AXS Consultoria Empresarial - Endividamentos

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.