x

Economia

Empréstimos do BNDES em 2018 caem pelo 5º ano seguido

Banco de fomento informou nesta terça-feira que concedeu R$ 69,3 bilhões em empréstimos no ano passado

30/01/2019 09:46:14

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Empréstimos do BNDES em 2018 caem pelo 5º ano seguido

Empréstimos do BNDES em 2018 caem pelo 5º ano seguido

SÃO PAULO - Os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) caíram em 2018 pelo quinto ano consecutivo, refletindo a lenta recuperação da economia brasileira e a oferta de menos crédito subsidiado para investimentos.

O banco de fomento informou nesta terça-feira que concedeu 69,3 bilhões de reais em empréstimos no ano passado, queda de 2 por cento em relação ao ano anterior. Foi o ano mais fraco em liberações desde os 65 bilhões de reais em 2017.

Principal canal do governo federal para incentivar investimentos privados, o BNDES tem mostrado a lentidão da demanda por inversões de longo prazo no país, após ter atingido o recorde de 190 bilhões de reais desembolsados em 2013.

Desde então, além da derrocada da atividade econômica brasileira, até a pior recessão de sua história em 2015/16, o BNDES também refletiu a reviravolta na política do controlador, o governo federal, que passou a cobrar de volta os cerca de 500 bilhões de reais injetados no banco em seis anos até 2015. De lá até agosto passado, o banco devolveu ao Tesouro Nacional cerca de 280 bilhões de reais.

Além disso, houve a troca da principal referência usada para os empréstimos feitos pelo banco, da subsidiada TJLP pela TJP, mais atrelada a taxas de mercado, a partir de janeiro de 2018.

No relatório divulgado nesta terça-feira, o banco mostrou que indicadores antecedentes podem apontar uma retomada do volume de desembolsos a partir deste ano.

O documento mostrou que as aprovações, última etapa da tomada de recursos antes do efetivo desembolso, cresceram 27 por cento em 2018, no comparativo anual, a 94,9 bilhões de reais. Já as consultas ficaram estáveis em 98,8 bilhões de reais.

(Por Aluísio Alves)

Fonte: DCI - SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.