x

Contábil

Não caia na Malha Fina por Patrimônio Descoberto

A maioria dos contribuintes não lembram de fazer uma verificação na sua variação patrimonial, e alguns ainda nem sabem como realizá-la.

07/02/2019 14:05

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Não caia na Malha Fina por Patrimônio Descoberto

Não caia na Malha Fina por Patrimônio Descoberto

No ano passado aproximadamente 628 mil contribuintes referente ao calendário base de 2018 ficaram retidos na malha fina. Grande parte deste montante deixa para entregar sua declaração faltando poucas horas para o encerramento do prazo e isso aumenta as chances de alguma informação importante ser esquecida, afinal, não há tempo de realizar uma uma checagem final.

Mesmo fazendo uma última verificação, a maioria não se lembra de averiguar a sua variação patrimonial, sem contar que alguns contribuintes não sabem como fazê-la. A checagem serve para conferir se há mudança patrimonial a ser indicada na declaração da pessoa física e fazemos isso confrontando as origens contra as aplicações de recursos, procedimento que indica a possibilidade de fraude ou omissão de receita.

Uma diferença muito grande pode ser um motivo para cair na malha fina, portanto, fique esperto! 

Para lhe ajudar a calcular cada variação, preparamos uma planilha que irá facilitar os cálculos e demonstrará se existe acréscimo patrimonial descoberto.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.