x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Transformação

Redesenhe o futuro do seu negócio

Adoro uma frase do genial Albert Einstein que diz que "insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes".

18/03/2019 08:47

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Redesenhe o futuro do seu negócio

Redesenhe o futuro do seu negócio

Adoro uma frase do genial Albert Einstein que diz que “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Este pensamento resume o impasse humano entre o desejo da mudança e a absoluta inércia de ação provocada pelo conforto. É um desejo muitas vezes da “boca pra fora” que se ampara em inúmeras desculpas e pretextos pra justificar a prisão na mesmice.

Contudo, e embora isso possa ser um comportamento da maioria, algumas poucas pessoas agem e depõem contra esta estatística. São pessoas que não somente tem a capacidade de enxergar o futuro, como também a força pra redesenhá-lo. São pessoas capazes de romper qualquer barreira achando alguma solução pra qualquer obstáculo, contanto que sigam motivadas por sua visão.

São os visionários. São pessoas com iniciativa e “acabativa”. São otimistas por natureza. São mentes críticas que analisam tudo de forma profunda e sob todos os ângulos. São pessoas tão apaixonadas por seus projetos, ideias e visões, que normalmente são os primeiros a tentar “destruir” suas ideias, analisando cada risco e possibilidade de forma apaixonada mas racional.

Visto de fora são mentes que podem parecer “duais”, pois podem dar a impressão de que mudam de ideia a todo instante, reposicionando as coisas, recontando as histórias, revisando os propósitos, etc. Mas trata-se apenas de sua fase de inspiração em processo de amadurecimento da visão, deixando-a completa e saudável, pra que possa florescer e tornar- se uma grande ideia, um grande produto, uma grande empresa. Algo que de fato ajude as pessoas e o mundo a ser diferente e melhor.

São estas mentes e pessoas que tem construído um novo conceito de empresas. As chamadas Organizações Exponenciais. São empresas com propósitos muito claros, sem rodeios, com potencial transformador massivo, que crescem de forma leve, mas em velocidade jamais vista.

Entre elas podemos citar Uber, Waze, AirBnB, entre dezenas de outras.
Estas organizações e pessoas redesenham o futuro procurando sempre entender o real problema a ser tratado como oportunidade, numa ação sempre “disruptiva” que eleva e recria a percepção humana sobre o tema em questão.

Acreditam e praticam a “desmaterialização” das coisas. Exemplo do Waze que mapeia o trânsito usando seus próprios usuários logados, ao invés de investir em antenas, etc. Exemplo do Uber que talvez seja a maior frota de “taxi” do mundo sem possuir um único veiculo.

Exemplo do Airbnb que deve estar entre as maiores redes hoteleiras do planeta sem possuir sequer um quarto de hotel.

O impossível vira possibilidade. Aliás, fica cada dia mais claro que impossível é simplesmente algo que ainda não foi feito. Apenas isso. Até que alguém com coragem, profundidade e desprendido do tradicional, provoque a ruptura.

E o mais incrível é que este agente de ruptura, o dito “novo entrante” provavelmente será um novo jogador, um novo player, que por não estar contaminado como a forma tradicional de fazer a as coisas, nem imerso na bolha, vai analisar o “problema” e correlacionar com a oportunidade, sugerindo algo inusitado, corajoso, espetacular.

Aqui no Brasil vemos empresas de Tecnologia e empresas de Contabilidade que já se arriscam de forma corajosa, a redesenhar o futuro de seus negócios criando ofertas, produtos, modelos de atuação, ofertas comerciais, absolutamente inovadoras, já fazendo historia e gerando seguidores.

Podemos citar, entre vários outros exemplos, empresas de tecnologia como Omie, Ottimizza, Conta Azul, ConferIR, Tareffa, etc, que mostram uma nova possibilidade pra tratar de forma simples e muito eficiente “problemas” antes não tratáveis, através do entendimento profundo da dor essencial de seus clientes (Empresas de Contabilidade), e da oportunidade criada uma vez que a barreira do passado é vencida.

Já é possível integrar automaticamente toda informação financeira de todos os clientes da contabilidade com seu software de gestão contábil. Soluções como Omie ou Conta Azul podem ser aplicadas pra integrar todos os pequenos clientes da Contabilidade. E soluções como a Ottimizza para integrar os médios e grandes clientes da Contabilidade que usam diversos diferentes softwares de mercado. Isto já é realidade em grandes Empresas de Contabilidade de todo Brasil.

Soluções de mercado como o Tareffa já permitem gerir os serviços internos de uma contabilidade, desde a geração automática das tarefas de cada cliente (obrigações acessórias, impostos, guias, etc), monitoramento dos prazos, baixa automática das mesmas (pelo reconhecimento da guia ou da obrigação acessória, integrados como o software contábil), e por fim envio para cada cliente, via soluções mobile. Desta forma já não há porque perder prazos ou correr risco de pagar multas por alguma ineficiência na gestão interna do escritório.

Algumas atividades aparentemente mais simples, mas com muita possibilidade de agregação de valor, e de rápida implantação, também já estão a disposição das empresas de contabilidade. Como no caso da Bussola Contabil, também da Ottimizza, que permite de forma automática, através de robôs, buscar informação no software de gestão contábil, como Questor ou Dominio, por exemplo, transformar os mesmos, parametrizar de forma muito rápida e simples, uma única vez para a grande maioria dos clientes da contabilidade, e publicar gráficos para os clientes via celular, num aplicativo intuitivo, atrativo e simples. Assim os proprietários dos clientes da contabilidade já podem ter de forma on-line os gráficos essenciais de gestão de seu negócio, sabendo a evolução da receita e despesa mensal, composição das principais despesas, geração mensal de caixa mensal, saldo de caixa mensal, etc, tendo no seu próprio celular a Bussola que apoiará em suas decisões.

Automação, agregação de novos serviços e valores, excelência na gestão, etc, são possibilidades reais viabilizadas por meio das tecnologias que de fato rompem como o passado e criam uma ponte pro novo futuro criado. E basta que você acredite e “queira de verdade” pra fazer esta passagem e experimentar o pioneirismo de uma nova realidade que já esta em processo no segmento das empresas de Contabilidade do Brasil.

Ricardo Machado
Fundador e CEO da Ottimizza.automaçãocontabil

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.