Petição Pública: Mudança de Técnico de Contabilidade para Contador 2019, para o CFC – Conselho Federal de Contabilidade. Pedimos aos interessados que clique no link: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR109910 e assine a Petição Pública.
Teor da Petição, Sugestão e Argumentos para o CFC. TÉCNICOS EM CONTABILIDADE QUE POSSUEM DIPLOMA DE BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SE RECUSAM A FAZER O EXAME DE SUFICIÊNCIA
Milhares de Técnicos em Contabilidade que têm Diploma de Bacharel em Ciências Contábeis se recusam a fazer o exame de Suficiência, para mudança de categoria.
Nas redes sociais e fóruns de debates alegam é que o CFC – Conselho Federal de Contabilidade deveria já ter se manifestado sobre o assunto. Um levantamento feito constatou que nós profissionais com categoria de técnico já estamos estabilizados no mercado, e cursamos o Bacharel para aprimorar os conhecimentos. E já que muitos na época tivemos que prestar o exame para podermos atuar como técnicos, no entanto é uma injustiça nos submetermos a um novo exame.
A categoria de técnico foi extinta, cabe agora os ao CFC aceitar aos atuantes no mercado, e que tem Diploma de Bacharel em Ciências Contábeis a mudar de categoria.
SUGESTÃO PARA O CFC – CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Para os Técnicos em Contabilidade com registro ativo e atuante na área contábil ao se Formar em Bacharel em Ciências Contábeis isenta-se de fazer o exame, apenas solicitar a inscrição de técnico para contador.
Tendo em vista que o curso de técnico e exame foi extinto, SOLICITAMOS que o CFC SE MANIFESTE POR MEIO DE RESOLUÇÃO, permitindo todos os Técnicos com diploma a mudar de categoria de Técnico para Contador. Essa mudança só pode ocorrer com aqueles que se formaram em Ciências Contábeis e possui Diploma reconhecido pelo MEC, e que seja inscrito no CRC ativo como técnico.
Consultando os demais órgãos de classe, não existem mais duas categorias, como existe nos CRCs / CFC Técnico e Contador, ademais para outros profissionais não existe nem exame, é o caso de: ADMINISTRADOR, ENGENHEIROS, MÉDICOS, ARQUITETOS, ECONOMISTAS, QUÍMICOS, Entre outras profissões.
O MERCADO E OS CLIENTES
Os clientes e mercado não qualificam entre “Técnico e Contador”, ou seja, todos são chamados de CONTADOR, pois a sociedade e mídia em geral sabe que não existe mais TÉCNICO nessa linha de raciocínio, já que os técnicos atuantes no mercado são atualizados e os atuantes são chamados de CONTADOR, além disso domina a linguagem contábil.
Fica aqui a sugestão de milhares de técnicos que tem seu DIPLOMA DE BACHAREL em CIÊNCIAS CONTÁBEIS, mas recusa a fazer o exame.
Fontes: Petição Pública e Folha Online