x

Trabalhista

Aposentadoria - Quanto tempo ainda preciso contribuir ?

Você tem o sonho de se aposentar e finalmente ter tempo para começar a curtir a vida com uma renda fixa que é sua por direito?

01/04/2019 10:39:34

3.886 acessos

Aposentadoria - Quanto tempo ainda preciso contribuir ?

Você tem o sonho de se aposentar e finalmente ter tempo para começar a curtir a vida com uma renda fixa que é sua por direito?

Esse é o sonho da maioria dos brasileiros que contribuem ao longo dos anos para o INSS, no entanto, com tanto debate sobre mudança de regras na aposentadoria, algumas pessoas estão meio perdidas com relação aos seus direitos.

É preciso levar em consideração vários fatores para ter certeza de quanto tempo ainda falta trabalhar para que você possa ter sua aposentadoria garantida pelo órgão.

Conferindo Quanto Tempo Falta

Se você tem dúvidas sobre quanto tempo ainda precisa contribuir ao INSS para se aposentar, é possível consultar esse dado através do portal do INSS, para isso, clique aqui.

No primeiro acesso, será preciso ter em mãos seu CPF e gerar uma senha para que possa usar o portal.

Gerar a senha é fácil, você precisará apenas confirmas algumas perguntas sobre seus dados pessoais para que o INSS saiba que de fato é você que está acessando essas informações afim de evitar que terceiros acessem e ocorram fraudes com seus dados.

Após confirmar todos os dados solicitados, o próprio site irá te fornecer uma senha de acesso e você deve salvar essa senha para que possa consultar suas informações no portal do INSS sempre que houver necessidade.

No portal você terá acesso a simular quanto tempo ainda precisará contribuir para o órgão afim de obter sua aposentadoria.

A navegabilidade do portal é bastante fácil, mas se ainda houver alguma dúvida sobre como fazer a simulação ou qualquer problema com a geração de sua senha, você pode ligar para a central de atendimento do INSS e pedir orientação aos profissionais que irão te atender.

O atendimento na central telefônica se dá diariamente de segunda a sábado, basta ligar para 135 e aguardar atendimento.

Já Contribui o Suficiente e Agora?

Se você percebeu que já está com o tempo de contribuição que é exigido para solicitar a sua aposentadoria, então está na hora de agendar um atendimento na agência do INSS.

Você pode agendar esse atendimento pelo telefone 135 ou pelo próprio portal, aonde irá colocar seus dados e escolher a agência que fica mais próxima de sua casa ou do seu local de trabalho, de acordo com o que ficar mais cômodo para as suas necessidades.

No dia do atendimento você deverá levar suas carteiras de trabalho e todos os documentos necessários para comprovar o tempo de contribuição que você tem, afim de que o atendente possa dar a entrada na sua aposentadoria.

Também será preciso levar outros documentos como: cópia do CPF e cópia do RG, afim de comprovar a sua identidade.

Na maioria das cidades brasileiras, esse atendimento é demorado mesmo sendo agendado, se você ligar em janeiro por exemplo, poderá ser atendido em fevereiro ou março, porque são muitas pessoas utilizando os serviços do INSS e poucas agências para dar conta dessa demanda.

Além disso, após dar a entrada no pedido de aposentadoria, toda a documentação ainda será analisada pelo órgão, por isso, você precisa estar financeiramente preparado para esperar pelo pagamento de seu primeiro salário como aposentado, que pode demorar alguns meses para ser liberado em sua conta após o pedido de aposentadoria no órgão.

Todo o processo de marcação e acompanhamento dos seus dados pode ser feito através do portal do INSS, por isso, é importante ter sua senha anotada em local seguro para que você possa acompanhar o progresso do seu pedido de aposentadoria pelo site, sem precisar sair do conforto de sua casa para ir até uma agência esclarecer suas dúvidas.

E quando a aposentadoria começar a cair em sua conta, é hora de aproveitar a vida e curtir ao máximo o período merecido de descanso. 

Fonte: Samá Contabilidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.