x

Carreira

Pretensão salarial: saiba o que dizer em processos seletivos

Não importa de quantos processos seletivos o dentista Heráclito Dembicki, de 29 anos, participe, a sensação é sempre a mesma.

08/04/2019 10:19:11

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pretensão salarial: saiba o que dizer em processos seletivos

Pretensão salarial: saiba o que dizer em processos seletivos

Não importa de quantos processos seletivos o dentista Heráclito Dembicki, de 29 anos, participe, a sensação é sempre a mesma. Toda vez que a temida pergunta “Qual é a sua pretensão salarial?” é feita pelo recrutador, sua cabeça se enche de interrogações. A reação é normal, mas não há escapatória. Segundo especialistas em recursos humanos, a resposta deve ser o resultado de alguns cálculos e, principalmente, de reflexões feitas com bom senso.

— É importante que os candidatos se acostumem a essa questão, porque a tendência é que os salários sejam cada vez mais algo negociado em vez de um valor estabelecido e anunciado. A remuneração é consequência da análise do interessado na vaga, da expectativa financeira dele e da quantia que a empresa pode pagar — afirma a psicóloga Renata Muniz Martins, especialista em recursos humanos.

 

O principal receio de Heráclito Dembicki é falar um valor que assuste o empregador e o faça perder a oportunidade. Por isso, sempre usa como base os percentuais de comissão por serviços prestados que já recebeu em empregos anteriores e deixa claro que está aberto a propostas.

— Seria melhor que divulgassem a remuneração com a vaga. Mas é melhor perguntar a pretensão salarial e iniciar uma negociação do que impor uma oferta absurda ao candidato sem sequer ouvi-lo — opina o dentista

O sentimento de Fernanda Duarte, de 27 anos, é o mesmo. Formada em Comunicação Social e desempregada atualmente, ela diz nunca saber a resposta ideal para a pretensão salarial.

— Acho que a pessoa não deve se supervalorizar nem colocar um valor muito baixo. Eu costumo pesquisar as médias salariais para não falar uma quantia fora do comum. Mesmo assim, não me sinto segura porque as remunerações variam bastante de uma empresa para outra. Nem sempre a proposta do empregador está condizente com o que eu quero, mas acabo encarando o trabalho, dependendo da minha necessidade. Preferia que informassem os salários no anúncio da vaga porque eu já saberia logo se aceitaria ou não a oportunidade — destaca.

Transparência evita frustração

Em geral, as empresas optam por pedir a pretensão salarial em vez de divulgar a remuneração para manter os valores em sigilo, longe do conhecimento da concorrência. Quanto mais estratégico for o cargo, menos provável será a publicidade do salário junto com a oferta de vaga.

De fato, uma pretensão salarial muito acima do orçamento previsto para determinada posição acaba resultando no descarte do candidato do processo seletivo. É uma medida adotada pelas empresas para evitar que a pessoa avance na triagem e desista nas fases seguintes, quando for informada da quantia. No entanto, é mito a ideia de que o escolhido será aquele que pedir o menor valor, garante a responsável pela área de recrutamento e seleção da Personale Consultoria, Ana Claudia Rodrigues.

— A qualificação é muito importante. O que se analisa é a relação de custo e benefício. Não é simplesmente questão de dinheiro — explica.

Para a especialista em recursos humanos Débora Nascimento, diretora geral do Grupo Capacitare, é fundamental que os candidatos sejam transparentes na hora de dizer a pretensão salarial e de negociar a remuneração com o empregador.

— A relação de trabalho tem que ser boa para os dois lados. É bastante comum ver profissionais frustrados por terem aceitado um valor que não está de acordo com suas expectativas nem com seu estilo de vida. Isso reflete na produtividade e pode levar a pessoa a ser avaliada como alguém que não correspondeu ao esperado, o que deixa uma impressão ruim e pode fechar portas — pondera.

 

 

 

 

Segundo Ana Claudia Rodrigues, uma vez que o candidato aceita a proposta financeira do empregador, é preciso parar as negociações. Tentar barganhar em uma etapa mais adiante da seleção não é bem visto e aumenta as chances de eliminação.

Se a oferta da empresa for muito baixa, há duas opções.

— A pessoa pode topar e apostar no crescimento dentro da organização. Mas, em alguns momentos, é preciso entender que aquela não é a oportunidade certa — aconselha Renata Muniz Martins.

Um assunto sensível

Se o recrutador solicitar a pretensão salarial na fase de envio de currículos, não finja que não viu nem deixe de responder, alerta Ana Claudia Rodrigues. Dar a informação revela atenção às solicitações e interesse na vaga. A falta do dado pode até fazer com que o candidato sequer seja considerado no processo seletivo.

Por outro lado, não é indicado expor a pretensão salarial no currículo.

— Espere o recrutador perguntar sobre isso ou que ele revele a remuneração — ensina Débora Nascimento.

Quando o assunto surgir, jamais fale de forma pejorativa do seu salário atual ou critique seu empregador argumentando que ele “paga mal”, diz Renata Muniz Martins.

 Camilla Muniz 

Fonte:  Extra

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.