x

Economia

Equipe econômica planeja medidas para tentar aumentar produtividade das empresas

As ações não serão anunciadas de uma só vez, mas ao longo de meses e até anos

08/04/2019 10:21:36

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Equipe econômica planeja medidas para tentar aumentar produtividade das empresas

Equipe econômica planeja medidas para tentar aumentar produtividade das empresas

Entre as propostas, estão iniciativas para desburocratizar procedimentos, qualificar trabalhadores e modernizar processos de administração. Não há prazo para o anúncio de cada uma.

Por Alexandro Martello, G1 — Brasília

O Ministério da Economia trabalha na elaboração de um conjunto de medidas para desburocratizar procedimentos, qualificar trabalhadores, retirar entraves a setores da economia e modernizar processos de administração de empresas, entre outros pontos.

O objetivo é melhorar o ambiente de negócios e contribuir para estimular a geração de empregos e o crescimento da economia.

As ações não serão anunciadas de uma só vez, mas ao longo de meses e até anos, informou o secretário-adjunto de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Igor Calvet.

"São medidas pulverizadas. A equipe ainda vai estimar o impacto no PIB. Não é um trabalho trivial. Não há uma medida que é uma bala de prata para resolver o trabalho da produtividade. A gente não vai ver o resultado amanhã. Ainda não dá para estimar impacto no emprego, no PIB, mas elas [as medidas] vão melhorar o ambiente de negócios de uma forma ampla", declarou Calvet ao G1.

De acordo com o secretário, a expectativa é que, com as medidas, o Brasil avance no ranking da pesquisa global anual sobre competitividade, no qual o país aparece na 72ª posição, e no relatório "Doing Business", no qual figura no 109º lugar, entre 190 países.

"O Brasil está mal posicionado. Parte disso não tem a ver com injeção de recursos, mas com a relação do Estado com o setor privado. Queremos remover obstáculos, desobstruir o que impede a atividade produtiva de avançar", explicou Calvet.

Medidas

Entre as medidas em preparação, estão as seguintes:

Reformulação do eSocial (plataforma de registro de eventos trabalhistas) - Objetivo é unificar a data de envio de eventos não recorrentes, como acidentes de trabalho, demissões, além de isentar do preenchimento as micro e pequenas empresas (empresas do Simples já não precisam preencher). Também está em estudo a redução da quantidade de informações trabalhistas solicitadas.

'Tinder' do emprego - Mudanças no Sistema Nacional de Empregos (Sine), plataforma de busca de empregos, para torná-lo mais direto. Antes, as empresas tinham de cadastrar vagas, o sistema identificava os trabalhadores que se qualificavam, com base no currículo e na experiência, e repassava aos contratantes. Com o novo formato, o trabalhador fará o cadastro, e a empresa procurará diretamente no sistema, sem intermediação. O sistema está sendo chamado de "Tinder" do emprego, em referência ao aplicativo de relacionamentos.

Registro Único de Regularidade Fiscal - Atualmente, há um registro fiscal, um previdenciário e outro trabalhista para a empresa provar que está em dia com as obrigações com o governo. A intenção é unificar em um único registro.

Controle de Estoques - Conhecido como "Bloco K - SPED", o sistema da Receita Federal solicita informações sobre insumos comprados e utilizados no bem final, e o que ficou no estoque. Objetivo é mensurar o pagamento de tributos para a União e estados. As empresas reclamam que da exigência de um "detalhamento excessivo". A proposta é diminuir o número de informações solicitadas. Mas ainda é preciso combinar as alterações com os estados.

Processos Produtivos Básicos (PPB) e ex-tarifários - Consiste de etapas fabris mínimas necessárias que as empresas devem cumprir para fabricar determinado produto como uma das contrapartidas aos benefícios fiscais estabelecidos por lei. "Ex-tarifários" são máquinas e equipamentos para produção (bens de capital) e bens de informática importados com tributação reduzida por não haver produção nacional. Objetivo é agilizar a concessão desses benefícios, para que sejam concedidos dentro do prazo legal, de até 120 dias, atualmente não cumprido.

Portal Único da Construção - Atualmente, as empresas do setor têm de buscar informações em vários sites, como da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para viabilizar obras e empreendimentos. A intenção é juntar todas as informações em um único portal para consolidar as informações, e uniformizar regras.

Unificar datas para anúncio de mudanças regulatórias - O governo federal publica normas diariamente para o setor privado, envolvendo órgãos como Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Receita Federal, por exemplo. Empreendedores reclamam que isso gera um alto custo de acompanhamento. Intenção é unificar as datas de divulgação de regras, evitando a necessidade de acompanhamento diário. Apesar disso, haverá exceções, como no caso de a Anvisa determinar a retirada de um medicamento do mercado, por exemplo.

Mesas executivas - Intensificar o diálogo com o setor produtivo em "mesas executivas" para remover entraves a setores específicos da economia, sem que isso gere, necessariamente, aumento de gastos públicos ou concessão de subsídios. Há um "estoque" de 40 medidas já discutidas em governos anteriores. Outras começarão a ser debatidas. O setor de tecnologia da informação, por exemplo, reclama de bitributação (por estados e municípios), tema que está no Supremo Tribunal Federal (STF).

Indústria 4.0 - Objetivo é integrar as políticas públicas do governo federal de fomento à indústria 4.0, manufatura avançada e internet das coisas – aumentar a digitalização de processos e modelos de administração de empresas. Governo quer integrar ações, com foco no aumento da competitividade da produção industrial. A proposta é aperfeiçoar e harmonizar diferentes agendas em vigor.

Fonte: G1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.