Doutor Fernando eu queria iniciar nossa conversa rapidamente aqui, pedindo para que você fizesse um relato da evolução que o programa vem obtendo na produção científica, bem como o perfil dos alunos que vem ingressando aqui no programa.
Olá é um prazer conversar com você Professor Paulo Vaz, para nós é um grande orgulho estar com esse espaço no Portal Contábeis, e ter essa oportunidade, a gente sabe a relevância que tem esse Portal inclusive para todos os profissionais da área contábil, inclusive hoje não só os profissionais da área contábil consultam e tem como referência esse trabalho de vocês.
Falando sobre o nosso programa de Mestrado, o programa tem mais de 40 anos, Formando Mestres e Pesquisadores, e foi um dos primeiros programas que surgiu no Brasil. Existe toda a tradição na comunidade acadêmica, junto aos alunos, professores e pesquisados na área de negócios. Entretanto, para poder acompanhar as tendências mercado, crescer e se desenvolver, o programa tem que buscar inovação, modernizar-se e atuando na busca de melhorias contínuas. Nos últimos anos, fizemos uma reestruturação no curso, que consiste em uma adaptação curricular, uma modernização dos seus conteúdos programáticos, buscando inteirar-se como o mercado e com a internacionalização. Acreditamos que a internacionalização é de fundamental importância para a construção e desenvolvimento do programa, por meio de algumas parcerias estratégicas. Além disso, o programa tem incentivado o desenvolvimento de produtos em tecnologia e no aumento da produção científica e publicação em periódicos de excelência na comunidade acadêmica. A PUC, por meio de um programa chamado PIPEC, tem incentivado professores, alunos e parceiros externos na produção cientifica, promovendo ações inovadoras no universo da Pesquisa de Produtos Inovadores e na produção de Artigos Científicos. O Programa vem conseguido atender demandas diferenciadas em um momento em que o mundo está muito globalizado e inovador, e inclusive com novas tendências na educação, promovendo inúmeras mudanças na formação área contábil e atuarias. Nós estamos conseguindo acompanhar essas mudanças e até contribuindo fortemente com inovações no Programa, com atividades acadêmicas, científicas e interações com o Mercado.
Conheça o Programa clicando aqui.
Para quem é direcionado esse curso? Porque com tantos assuntos e com tanta complexidade, eu entendo que não é só para professores, é exatamente isso Doutor Fernando?
Perfeito professor Paulo, o programa é um Mestrado Acadêmico. Porém, temos um corpo docente muito experiente na área profissional, com muita integração empresarial e com entidades congraçadas, (CRC, SESCON, SINDCONT, SESCAPS, IBRACON, CVM) enfim, a própria IBA que é o Instituto Brasileiro de Atuária, que nós estamos desenvolvendo um trabalho, e tudo isso faz com que eu esse corpo docente seja atualizado e dinâmico. Os nossos alunos não são diferentes, inclusive um dos grandes ganhos para um aluno que ingressa ao Programa, é essa network, participam de redes de pesquisa, atividades junto às empresas, implantação de normas, trazendo inclusive pesquisas aplicadas, e isso tem incorrido em um grande diferencial ao nosso curso desde o início, e cada vez mais, principalmente nesse momento de grandes transformações. As mudanças legais, que necessitam de um desenvolvimento tecnológico muito forte para implementação nas políticas empresariais, tem ganho relevância em nossos plano de ação operacional, junto aos alunos e corpo docente, e vem sendo um diferencial ao programa, inclusive as empresas gostam muito de trabalhar com profissionais egressos do programa de Mestrado da PUC São Paulo.
Bom dentro do que você disse, eu sou testemunha disso porque eu sou ex-aluno aqui do programa, construí toda minha carreira com o que eu aprendi aqui, e pude sem dúvida nenhuma levar para o mercado nível nacional todos esses aprendizados que eu tive aqui. Para concluir Doutor Fernando, eu queria perguntar para você quais são as expectativas futuras do programa? O que o programa agora está buscando? O que o aluno que vem para a PUC agora pode esperar do programa?
Bem, além da ampliação da produção, temos ampliado muito a produção do programa e em conjunto também com outros os professores e outros Programas, esperamos cada vez mais estar integrados com o mercado de trabalho, e estamos montando redes fortes de alunos e ex-alunos, uma coisa nova que nós estamos trabalhando há uns dois anos e tem dado muito resultado. Então para o futuro, o que nós esperamos é cada vez mais aprofundar nessas políticas e dinamizar novas frentes de trabalho para conseguirmos fazer com que o programa cresça e obviamente que esses profissionais consigam não só estar muito bem integrado a todo esse mercado de trabalho, mas também intervindo na sociedade, ajudando na construção de uma sociedade, em linha aos nossos objetivos centrais, formando profissionais com competências criativas, produção intelectual e que contribua positivamente com a sociedade em um todo.
Dr. Fernando muito obrigado pelas palavras, e nós aguardamos que tudo dê certo, e o Portal Contábeis agradece o a sua participação. Muito obrigado.
DEPOIMENTO DOS ALUNOS E EX-ALUNOS
Mestranda: Roberta Cristina da Silva
Pontos Abordados:
Certamente o Programa de Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais da PUC/SP, contribuiu imensamente para minha evolução nos aspectos técnico e pessoal. Afirmação esta que vem de encontro ao que tenho conseguido produzir no âmbito científico, as experiências de grande relevância dentro da instituição, da minha evolução em termos profissionais dentro da sala de aula com meus alunos e especialmente, as orientações nos trabalhos de conclusão de curso que venho realizando e que percebo nitidamente grande evolução desde que iniciei o Mestrado.
No momento já tenho concluído todos os meus créditos, porém posso destacar inúmeras situações quando em sala de aula, sobre inovações científicas e contábeis, como por exemplo, as informações sobre diversos softwares que auxiliam nas questões quantitativas da produção científica, bem como têm sido auxiliadores nas dissertações realizadas no campus. Outro quesito bastante evidenciado por professores e até em palestras referem se aos inúmeros sites voltados à produção científica e aos trabalhos acadêmicos.
No semestre passado, escrevi sobre O Relato Integrado na disciplina do Professor Dr. Fernando Almeida e sobre o Pensamento Lean na disciplina do Professor Dr. Antonio Robles Junior. Assuntos contábeis em alta e que condizem com inovações contábeis muito significativas atualmente para os negócios empresariais em minha opinião. Por ora, escrevo sobre o CPC 48 conjuntamente aos Professores Dr. Alexandre Gonzales e Dr Fernando Almeida, cuja vigência é recente (janeiro/2018) e as empresas trabalham para adequação das práticas empresárias ao novo pronunciamento.
As disciplinas eletivas escolhidas por mim, conjuntamente às disciplinas de caráter obrigatório me agregaram muito conhecimento e promoveram uma amplitude de pensamento e direcionamentos nunca imaginados por mim. A produção acadêmica é incentivada por todos os professores e de maneira desafiadora até que tomamos gosto pela atividade e pelos procedimentos pertinentes, não querendo mais parar...buscando sempre novos temas e parcerias com os colegas e docentes para os próximos artigos. Tal aspecto vem de encontro ao conhecimento e a troca de experiências bastante enriquecedoras para os alunos.
O corpo docente certamente faz toda a diferença, visto os nomes de grande destaque no cenário contábil. Não só por isto, mas especialmente por toda a carreira e por tudo que já produziram. Traz aos alunos além de conhecimento, uma segurança e uma postura que nos incentivam a sermos melhores e mais dedicados a cada aula. É inspirador estar com os docentes integrantes do programa devido às aulas, as cobranças quanto às atividades, a abertura pra que possamos nos expressar, e especialmente a grande disponibilidade que todos sem exceção nos oferecem. Sempre me senti confortável pra participar das discussões e sempre fui atendida e auxiliada nas produções. Só tenho muito a agradecer e já lamentar pela saudade.
Impossível não mencionar o Professor Dr. Fernando Almeida, coordenador do programa que realiza um trabalho brilhante em termos de valorização dos docentes, de eventos acadêmicos no campus, de divulgação de revistas e congressos científicos e do atendimento ao aluno de maneira geral.
Tenho muito orgulho em ser aluna deste programa!
MESTRE – EGRESSA 2018 MARIA PAULA BOYADJIAN
O programa me trouxe muito aprendizado. Não tinha a menor ideia do que era escrever um artigo e muito menos uma dissertação. Aprendi a realizar pesquisas confiáveis, além disso me proporcionou um conhecimento mais amplo nos assuntos técnicos relacionados a minha profissão. Outra coisa que me chamou atenção no programa, foi a facilidade na comunicação com os docentes. Eles sempre nos ajudavam muito e extremamente capacitados. Recomendo o programa para todas as pessoas que conheço, inclusive para os meus alunos da graduação e pós.
O tema da minha dissertação surgiu em uma aula de Planejamento tributário. Em todas aulas há muito discussão sobre os temas atuais e sobre as mudanças que a contabilidade vem passando. Os desafios para os futuros mestres são muito abordados. A minha dissertação começou com um proposito e ao longo do caminho tomou um rumo bem diferente e interessante. Isso só pode acontecer graças a ajuda do um orientador que foi fundamental neste processo. Pensei em desistir várias vezes por não me achar capaz e ele sempre me colocou para cima, mostrando o quanto eu era capaz para fazer um excelente trabalho.
O programa estimula demais a produção cientifica e isso e muito importante para a classe contábil. Quando eu iniciei o programa, fiquei assustada com o volume de artigos que tínhamos que escrever sem ter noção alguma, mas as aulas e os professores nos ajudaram demais para conseguir concluir os objetivos do programa.
Os professores são sensacionais. Além de serem respeitados no mundo acadêmico e contábil, são pessoas com ampla experiência profissional. Só tenho a elogiar o corpo docente como um todo. Não posso deixar de falar do meu orientador e atual coordenador do programa. O Fernando é uma pessoa engajada demais. Tenho certeza que em breve a PUC terá doutorado e eu estarei la na fila com certeza. Uma pessoa simples, sempre a disposição dos alunos e altamente técnico. Tenta sempre ajudar a todos, mesmo que não seja algo da sua área. Uma pessoa admirável e que tenho muito respeito
MESTRANDO: Alexandre Moysés Vargas Nascimento
O mestrado me proporcionou satisfação pessoal, formação complementar na minha área de atuação e como o diálogo do mercado com o mundo acadêmico pode impactar positivamente o funcionamento da sociedade.
As disciplinas do programa voltadas para a inovação tratam entre outros assuntos dos benefícios para as organizações na utilização de modelos de aceitação e adoção de novas tecnologias. Apesar de investimentos robustos na implementação de sistemas e ferramentas, muitas empresas observam que não obtém os resultados esperados. Parte desse problema resulta da possibilidade de que os usuários desses sistemas e ferramentas não as utilizam de forma satisfatória. Um sistema e uma ferramenta, por melhor que seja, não trará às organizações o ganho de eficiência e produtividade se os usuários não o utilizarem em sua plenitude.
A minha dissertação abordou o estudo dos antecedentes de aceitação e adoção da auditoria contínua pelos auditores internos, usando como base teórica, o modelo Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT).
As produções acadêmicas são muitas diversificadas em razão da competência dos professores e alunos do programa e um fato a destacar é promover o diálogo do mercado com o mundo acadêmico.
Uma das consequências do mestrado foi conviver com pessoas de mesmos interesses e campo de atuação e, assim, ampliar a minha rede de contatos profissionais. Conheci muitas pessoas relevantes na área de Ciências Contábeis como professores, colegas de curso e diversos palestrantes.
MESTRANDO: ANDERSON DE SOUSA SANTOS
Ingressei no programa no segundo semestre de 2016, já no meu primeiro contato com a classe cientifica tive a oportunidade de ter uma disciplina chamada Tópicos Contemporâneos de Contabilidade. Nesta disciplina aprendi a olhar para os conceitos contábeis e perceber o quanto eles fazem diferença na qualidade das informações que o profissional de contabilidade transmite as organizações. Me deparei e passei a estudar por exemplo o CPC 00 Estrutura Conceitual e perceber a importância dos aspectos qualitativos da informação contábil. Neste mesmo sempre, aprendi a desenvolver pesquisas inerente as particularidades contábeis e escrever artigos científicos. Tais aspectos fez com que olhasse para formação dos meus alunos e a importância de capacitá-los para este mercado.
Nas aulas que cursei no programa os professores buscaram trazer assuntos que geraram discussão sobre vivencia prática, contribuindo para a formação dos conceitos. Aprendi a ter uma análise mais crítica sobre os aspectos financeiros, na aula de Teoria Econômica. Sem contar que estudar Normas de Contabilidade e Teoria da contabilidade com duas ícones da contabilidade Prof.º Dr. Sérgio Iudicibus e Prof.º Dr. José Carlos Marion, onde eles não apenas explicam o conteúdo, mais também relatam como determinados conceitos foram instituídos e formatados, afinal eles participaram das principais mudanças que a contabilidade brasileira passou e se modernizou.
Quanto ao desenvolvimento científico, aprendi muito com os professores Dr. Fernando Almeida e Dr. Alexandre Gonzales. Eles me ensinaram a escrever temas com uma característica cientifica. E com eles tive a oportunidade de logo em meu primeiro artigo científico, ser aprovado em um congresso internacional que fui apresentar na cidade de Lima – Peru e no ano seguinte ter outro artigo selecionado em outro congresso internacional na cidade de Quito – Equador. Estes dois artigos contribuíram para conhecer a academia contábil, nacional e internacional gerando esta experiência transcultural maravilhosa.
Sem dúvida o Programa de Mestrado em Ciências contábeis e Atuariais da PUC/SP contribuiu para meu desenvolvimento como profissional da área contábil, professor. Consegui criar um vínculo com os professores e a partir desta relação possibilitar o ingresso em algumas instituições de ensino. Quando estou na PUC-SP é como se estivesse na minha casa, tamanho o carinho que tenho por todos lá.
Se fosse definir com uma palavra minha relação com o programa de mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais da PUC-SP, a palavra seria: GRATIDÃO.
MESTRANDO: ALDO NOVAES LIMA
Busquei o Programa de Ciências Contábeis da PUC-SP porque além de ser um dos programas mais tradicionais do país ele foi aquele em que a estrutura acadêmica mais me encantou. Queria ter contato com o conhecimento mais cristalino possível ligado às teorias da Contabilidade e as pesquisas relacionadas a metodologias de ensino na área contábil. É exatamente nesses quesitos que o Programa da PUC me chamou a atenção porque você pode escolher a linha de pesquisa que quer seguir. No meu caso eu escolhi a linha de pesquisa denominada “Contabilidade e Auditoria” onde pude encontrar professores com profundo conhecimento nos temas dessa frente de pesquisa. Já concluí meus créditos das disciplinas e estou finalizando minha dissertação e posso notar uma imensa diferença em relação à quando eu entrei. Hoje sinto-me mais seguro para caminhar nos temas contábeis e ainda que me depare com aquilo que não sei eu aprendi nesses dois anos que havendo método e disciplina você é capaz de construir conhecimento. Uma coisa eu aprendi no mestrado: a aprender melhor. Creio que isso me possibilitará a ensinar melhor. Trata-se de um programa realmente bem estruturado, com um plano pedagógico sério e com docentes renomados e atualizados com o que há de mais moderno na ciência e na pesquisa.
Ainda que se trate de um mestrado acadêmico, não vivenciamos apenas o ‘mundo das ideias’. Definitivamente não. Aprendemos que o conhecimento gerado dentro da universidade deve ser útil não somente para a classe profissional e acadêmica, mas sim para a sociedade pois, do contrário, o conhecimento que se produz fica na prateleira da biblioteca e nada mais. Tivemos contato com metodologias ativas de ensino aplicada a contabilidade e aos negócios, discussões acerca de como as mudanças tecnológicas impactam e impactarão a nossa profissão – tivemos discussões super modernas sobre blockchain, big data e lean Accounting e didáticas – e isso sem contar nos temas desenvolvidos e apresentados em sala de aula que se constituem verdadeiros desafios mas com uma diferença: é um desafio leve e prazeroso já que as discussões ocorrem num nível muito franco, honesto e profundo que vão além do certo ou errado. Há muita aula que são verdadeiras palestra onde aprende-se muito. Uma coisa que me surpreendeu tremendamente foi quando estudamos Estrutura Conceitual contábil e quase não tratávamos de questões ligadas aos órgãos reguladores, mas discutíamos o que de mais límpido havia em termos de teoria contábil pura – foi algo emocionante. eu estou aplicando os métodos aprendidos em sala de aula para conduzir minha dissertação que está relacionada ao ensino de normas internacionais de contabilidade (IFRS) mas já fiz artigo acadêmico durante o curso das disciplinas em que tive que trabalhar com profissionais atuantes na área contábil. Claro que eu procurei, na medida do possível, relacionar minhas pesquisas para ter sinergia entre elas.
Produção acadêmica é um tema em pauta em todas as disciplinas. Não houve um tema se quer em que não se tratasse de produção acadêmica fosse ela já de conhecimento público ou de um potencial desenvolvimento e, neste sentido, todos os professores são muito colaborativos com os discentes do Programa. Fomos requeridos em inúmeras disciplinas a produzir artigo acadêmico para publicação e isso se deu de maneira articulada com o conteúdo desenvolvido nas próprias disciplinas. Havia, inclusive, validação e crítica e apresentação dos artigos entre entre os colegas que cursavam a disciplina, o que amplia a nossa visão. Eu mesmo desenvolvi um artigo que foi submetido e aceito para apresentação num congresso internacional de contabilidade que ocorreu no Equador em junho de 2018.
Independentemente da linha de pesquisa que o discente irá se enquadrar há um núcleo de disciplinas obrigatórias para todas as linhas de pesquisa. Disso decorre que deve haver na sala de aula pessoas com formação, histórico profissional e habilidades das suas e com pontos de vista diferentes. Isso torna a aula um verdadeiro laboratório de ideias e experimentos que vão além do técnico-profissional para o pessoal. Eu fiz amizades com pessoas que atuam em áreas diferente da que atuo (sou gerente de Contabilidade) e de outras diferentes regiões do país que procuram na PUC-SP uma formação com maestria e isso para mim se constitui um verdadeiro ganho cultural. Conta-se ainda a aproximação que o discente tem com os professores: não existe o “Olimpo” no Programa de Contábeis – os professores são realmente acessíveis e companheiros nesta jornada. Se eu pudesse eu faria o mestrado novamente pois já sinto saudades.
MESTRANDA: MARIA PAULA RIBEIRO BORDIN
Sou uma diretora financeira de uma empresa multinacional por eu ter uma abrangência muito grande em baixo de mim não na parte financeira, contábil, o próprio escritório de representação legal e tudo, eu tinha uma certa dificuldade em visualizar e de adquirir alguns conhecimentos dessas alterações da legislação. Depois que eu comecei a fazer o mestrado eu percebi que eu comecei a obter esses conhecimentos aqui através das discussões em aula e próprias leituras e consultas que eu fiz pra escrever alguns artigos e alguns trabalhos, o que me fez evoluir muito como profissional na parte contábil, e eu inclusive levei esse conhecimento e alguns ajustes contábeis para dentro da minha empresa, então pra mim foi efetivamente muito bom.
A parte de relacionamento com os docentes e discussões em aulas, isso tudo pra mim tem sido muito produtivo, primeiro que as pessoas tem visões muito diferentes, tem posições diferentes, trabalham em companhias diferentes e isso tem sido muito bom, porque você ouve outras perspectivas contábeis e as pessoas que trabalham aqui, por ter essa diferenciação de pessoas tem sido muito rico pra mim, foi aliás uma das coisas que eu mais gostei, interagir com uma diversidade de profissionais contábeis tão grande que eu não pensei que fosse encontrar em um curso.
MESTRANDA: THAIS BENASSI BILLEGAS CARARETO
O Programa de mestrado da PUC foi de extrema relevância tanto para minha vida profissional, quanto pessoal e acadêmica, primeiramente, que já de imediato ao ingressar no programa o mercado profissional já recebeu de forma extremamente positiva, foi o semestre com maior captação de clientes do meu escritório já registrado, o nome “ mestrado em contábeis da PUC São Paulo” tem um peso difícil de mensurar e é extremamente bem recebido pelo mercado. Com o passar do tempo percebi que esse era o menor dos benefícios que o programa estaria me trazendo, a cada dia me apaixono mais pela contabilidade e pude ver quão raso eram meus conhecimentos. O programa te abre portas das mais diversas amplitudes e áreas, pesquisas nacionais e internacionais, redes de relacionamentos com grandes profissionais de renome e colocações tanto no Brasil quanto fora. Já tive propostas de parcerias profissionais em diversos Estados para efetiva atuação contábil, oriundas de colegas discentes e docentes do programa, logo eu, uma moça do interior me vejo com tamanhas possibilidades de atuação, realmente surpreendeu qualquer expectativa. A proximidade aos docentes é total, com integração e troca de informações contínuas para produção de pesquisa e atuação profissional.
As pesquisas desenvolvidas, apresentadas e debatidas em sala de aula são de grande relevância e aplicabilidade, abrindo o horizonte a diversas realidades da atuação profissional dos dias de hoje. Sou extremamente grata ao programa e já venho colhendo os frutos desde o primeiro momento que ingressei.
Faça sua inscrição clicando neste link https://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/processo-seletivo-2-semestre-2019