x

Empresarial

Como definir uma Consultoria para realizar o Inventário e Avaliação Patrimonial?

Empresas especializadas em Controle Patrimonial e qualificadas para a realização.

02/05/2019 09:14:35

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como definir uma Consultoria para realizar o Inventário e Avaliação Patrimonial?

Como definir uma Consultoria para realizar o Inventário e Avaliação Patrimonial?

 

Todo o mercado tem seus prós e contras no segmento de Inventario e Avaliação Patrimonial não está imune a essa situação, diante disso, a contratação de uma empresa, deve ser realizada com cuidados.

O efeito da crise

A crise econômica que vivemos intensamente entre os anos de 2014 a 2017, fez com que muitos profissionais fossem disponibilizados no mercado, grandes grupos empresariais do segmento de Inventário e Avaliação Patrimonial definiram que reduzir suas estruturas seria a melhor maneira de mante-se ativos.

Os Prestadores de Serviços

Assim como os demais segmentos, na questão Inventário e Avaliação as empresas também tiveram que se adequar ao novo cenário do país, com isso, muitas “empresas MEI” foram abertas e também profissionais “pessoas físicas” ofertaram-se a prestar diretamente as empresas que necessitam periodicamente desse tipo de serviço.

Com isso, um novo cuidado deve ser tomado, pois não necessariamente um bom profissional é um bom empresário, diante disso, é muito comum ouvirmos no mercado problemas como: a não continuidade dos serviços, projetos abortados sem a devida conclusão, pagamentos realizados e serviços não entregues, inadimplência fiscal, entre outros.

Tempo de existência no mercado

Esse pode ser um diferencial para uma contratação da empresa para realização do levantamento físico dos bens do Ativo Imobilizado. Uma empresa constituída a alguns anos e que mantem-se ativa e sem restrições junto aos órgãos fiscais e Serasa/SPC é uma empresa que pode agregar valores.

Responsabilidade pelos serviços

A garantia nos serviços é uma obrigação dos prestadores, entretanto, quando os serviços são realizados por profissionais sem esse conceito de qualidade a dificuldade por parte dos clientes em fazer com que ajustes sejam realizados, ou seja, que os profissionais refaçam parcialmente ou por completo, ou mesmo, que adicionem novas informações a base trabalhada, é comum e isso acaba por denegrir parte do mercado.

Preço ou Valor?

Essa dificuldade existe em todos os segmentos, o cuidado com ofertas “milagrosas” com preços chamativos, deve ser um fator de atenção ao contratante, num mercado volátil como o brasileiro, faz com que empresas ou prestadores optem por “fechar negócios” com margens baixíssimas e por consequência a entrega será comprometida, com isso, o jurídico deverá ser acionado para que o contrato seja então finalizado, entretanto, muitas vezes algumas “empresas prestadoras” sequer tem capacidade ou estrutura para atender ao contrato firmado.

Equipe qualificada e detalhamento do projeto

Um projeto deve ser detalhado de acordo com as necessidades do cliente, entretanto, prazos devem ser respeitados por ambas as partes, para que a qualidade dos serviços possa atender as expectativas da Contratante.

É importante também que diante da complexidade do serviço a ser realizado, tenha a participação de Coordenadores ou mesmo Gerente de Projetos para garantir a eficiência na entrega dos serviços contratados.

Em todos nossos projetos a Participação desses profissionais é garantida, para que tenhamos um melhor aproveitamento nos trabalhos e também para garantir a qualidade das informações que serão descritas nos levantamentos e laudos.

Vamos conversar a respeito?

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria) em empresas de pequeno e médio porte; atua também como Conselheiro Empresarial. Graduado em Ciências Contábeis (UNISO), Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV), atuou também como Professor Universitário.

www.axsconsultoria.com.br

e-mail: [email protected]

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.