x

Empresarial

Afinal, o que é contabilidade consultiva e qual seu impacto nos negócios?

A contabilidade é, sem dúvida, um dos pilares que sustentam as atividades de qualquer empresa.

20/05/2019 16:18:35

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

Afinal, o que é contabilidade consultiva e qual seu impacto nos negócios?

Afinal, o que é contabilidade consultiva e qual seu impacto nos negócios?

A contabilidade é, sem dúvida, um dos pilares que sustentam as atividades de qualquer empresa. Em razão da grande quantidade de normas, processos e obrigações a serem atendidos para que o negócio opere de forma regular, a presença de profissionais especializados nessa área se torna indispensável para a manutenção de uma empresa saudável.

Durante muito tempo, a contabilidade foi tida como uma área burocrática dentro das empresas, sendo responsável por emitir guias, efetuar pagamentos e elaborar cálculos a respeito dos diferentes aspectos do negócio. Contudo, essa visão está ficando cada dia mais ultrapassada. Hoje, muito se fala em contabilidade consultiva, uma abordagem que vai além da simples execução de processos operacionais, burocráticos e da elaboração de planilhas.
Essa prática apresenta um viés estratégico, pois oferece subsídios informativos valiosos para gestores e líderes, orientando a tomada de decisão a partir de diferentes avaliações quantitativas e qualitativas.

Dada a importância desse tema no cenário atual, a Soluti, empresa líder no mercado de Certificação Digital no Brasil, preparou este artigo para abordar de forma mais aprofundada a contabilidade consultiva e como essa prática pode impactar positivamente os negócios.
Acompanhe!

O que é contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva é uma nova abordagem da contabilidade no contexto empresarial — um modelo em que o contador e o empresário passam a interagir de maneira mais estratégica, analisando dados conjuntamente para servir de base na hora de tomar uma decisão.

Assim, a contabilidade consultiva pode ser considerada uma evolução da contabilidade tradicional. Seu papel é manter gestores e líderes informados sobre os aspectos contábeis mais relevantes da empresa, como planos econômicos e financeiros, reforçando a gestão a partir de orientações e avaliações estratégicas.

Nessa nova dinâmica, a contabilidade atua como uma parceira das empresas, independentemente do seu segmento ou porte. Assim, o conhecimento dos profissionais da área é empregado não só para atender às exigências legais de escrituração e pagamento de tributos, mas para aprofundar o nível de entendimento dos gestores sobre o negócio, suas finanças e, assim, contribuir para o seu crescimento sustentável.

Por que esse conceito é tendência nos escritórios de contabilidade?

Como dito, durante muito tempo, os escritórios e profissionais de contabilidade foram vistos apenas como geradores de guias e cumpridores de obrigações acessórias em nome dos contribuintes.

Contudo, com a inovação dos meios e a qualificação do uso dos dados e informações das empresas, a contabilidade passou a ter uma relevância cada vez maior não só para a atuação regular de um negócio, mas para uma atuação sólida e competitiva.

Nesse cenário, então, escritórios e profissionais estão investindo mais na aproximação com os clientes, de modo a oferecer serviços diferenciados, mais técnicos, consultivos e estratégicos, posicionando o setor contábil com uma parte mais importante para os negócios.

Como funciona a contabilidade consultiva?

Com base nas informações das movimentações, registros e demonstrações, o contador desenvolve análises e interpretações desses números, gerando indicadores que contribuirão para o desenvolvimento sustentável das empresas.

Cabe a cada contador personalizar a entrega dessas informações — e isso dependerá das ferramentas que ele possui e da avaliação do perfil do seu cliente. Assim, é preciso destacar que um dos traços mais marcantes da contabilidade consultiva é a comunicação entre profissionais e empresários, o que acaba por agregar mais valor para os serviços.

Essa comunicação fortalece a troca de informações e o entendimento da real situação do negócio, o que permite a formulação de planos mais precisos e alinhados à realidade da empresa e à necessidade do empresário. O objetivo, então, é a atuação em conjunto, com a contabilidade fornecendo suporte para leituras estratégicas e para o processo de tomada de decisão.

4 benefícios da contabilidade consultiva para seu negócio

Na realidade das empresas, a contabilidade consultiva tem um impacto positivo considerável nos seus resultados. Em grande medida, isso se deve ao aprofundamento das avaliações e ao uso inteligente de dados, registros e estatísticas, gerando insights para otimizações.

Nesse contexto, diferentes benefícios podem ser mencionados como reflexos diretos da implementação dessa estratégia. A seguir, listamos os 4 principais. Confira!

1. Reforça a inovação

Essa nova visão da contabilidade é uma ótima oportunidade para que as empresas do setor inovem na sua forma de atuar e se aproximem dos seus clientes, pois essa estratégia tem um maior valor agregado, é mais moderna e oferece resultados ainda mais satisfatórios.

Além disso, não se pode esquecer que a contabilidade consultiva caminha lado a lado com a tecnologia e o uso estratégico dos dados. Assim, por meio da automação de relatórios, aprimoramento e padronização dos ERP’s, por exemplo, é possível fazer o cruzamento de diferentes informações, facilitando a identificação de erros e reduzindo o tempo gasto com o operacional.

Do mesmo modo, a modernização dos processos contábeis, com a aplicação de assinatura eletrônica, documentos digitais e o uso do Certificado Digital também contribuem para que a contabilidade seja mais dinâmica, eficiente e inovadora — tudo de que uma empresa de sucesso necessita.

2. Aumento na qualidade das entregas e consequente retenção de clientes

A responsabilidade com o pagamento dos tributos e o cumprimento adequado das normas atinentes ao negócio, sem dúvida, são algumas das principais finalidades da contabilidade nas empresas.

Porém, com a contabilidade consultiva, esse cenário tende a se aprofundar. Com uma atuação mais ampla e baseada em dados e uma fiscalização mais ativa das movimentações, a nova abordagem pode não só auxiliar nos pontos mencionados, mas ainda contribuir para a redução de falhas nos processos contábeis.

Essa característica, na prática, afeta direta e positivamente a qualidade das entregas dos profissionais e escritórios de contabilidade, o que pode ser visto como um diferencial importante na prospecção e retenção de clientes.

3. Planejamento aprofundado

Ao reforçar a gestão estratégica e financeira do negócio, a contabilidade consultiva também apresenta um grande potencial para subsidiar decisões e a elaboração dos planejamentos da empresa — sobretudo aquelas em estágio inicial, em que cada número e informação é ainda mais importante.

Nesse cenário, a atuação consultiva do contador, por exemplo, ajuda no desenvolvimento de ações voltadas para o crescimento espontâneo do seu negócio, aprofundando análises e aumentando a probabilidade de que os resultados sejam positivos.

4. Redução de custos

A contabilidade consultiva oferece ao gestor uma metodologia muito mais sistematizada e eficiente para visualizar e entender as operações do negócio do ponto vista contábil e financeiro.

Em razão disso, um de seus reflexos positivos é a redução de custos, sobretudo com o pagamento de tributos.

A partir de avaliações mais bem estruturadas e fiscalizações frequentes, o contador pode identificar diferentes formas de promover a elisão fiscal, por exemplo, mantendo o negócio em conformidade com a legislação e com o Fisco, mas da maneira mais econômica e produtiva possível.

Além disso, a redução dos custos também pode ser percebida com a diminuição de erros nos processos, pagamentos indevidos e incidência de multas — situações menos suscetíveis de ocorrerem com uma contabilidade mais moderna e estratégica.

Por fim, como vimos, a contabilidade consultiva representa um grande avanço no mundo dos negócios. Essa abordagem aumenta o valor do serviço, colocando-o como uma atividade ainda mais essencial para a regularidade fiscal, operacional e financeira de qualquer empreendimento.

Assim, seguir por esse caminho certamente é a maneira mais indicada para fidelizar seus clientes e aumentar os seus ganhos.

Quer continuar aprendendo sobre esse e outros temas relacionados à contabilidade? Assine a Newsletter da Soluti e receba conteúdos em primeira mão!

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.