Com um mercado tão disputado e táticas agressivas sendo utilizadas pelas empresas, é preciso aprimorar a sua prestação de serviços para o cliente. Atender bem o cliente e trabalhar para que a experiência com o seu negócio seja positiva não é mais um diferencial; é uma obrigação para negócios que desejam se destacar no mercado.
Através da criação de um relacionamento e do foco no cliente, a sua empresa pode conquistar uma boa parte da fatia do mercado, gerando mais receita e aumentando as vendas. Para isso, invista no marketing de serviços, uma ferramenta ideal para quem quer atrair mais clientes. Entenda agora como ele funciona e quais são os 8 P’s que o acompanham!
O que é marketing de serviços?
O marketing de serviços pode ser definido como um conjunto de atividades operacionais que procuram investigar, obter e servir a demanda de clientes que procuram por determinado produto ou serviço. São ações que analisam, planejam e implementam atitudes para atender as necessidades dos clientes.
O objetivo fundamental desse método é ajudar uma venda com um conjunto de esforços que vão encantar o cliente, diferenciando a sua empresa da concorrência. Ele é uma ferramenta que interage com todas as áreas da empresa, ajudando o seu negócio a gerar mais receita e aprimorando o relacionamento entre cliente e empresa, em todos os setores.
Marketing de serviços e o comportamento do cliente
Nenhuma ação dentro de uma estratégia de marketing deve ser tomada antes de analisar quem é o público-alvo e como ele se comporta. Assim, é possível tomar decisões que condizem com as expectativas dos seus clientes e trazem os objetivos esperados com a campanha.
Essa é uma forma de diferenciar o seu negócio sobre a concorrência e gerar credibilidade. Em serviços, analisamos as preferências e comportamentos do consumidor para aprimorar o fornecimento do serviço para o público final, utilizando técnicas de marketing e comunicação para atender às expectativas do cliente e solucionar seus problemas.
Fizemos tambémum artigo que exemplifica bem o que falei nos 7 erros de marketing que sua empresa não pode cometer em sua estratégia.
Os 8P’s do Marketing de Serviços
O mercado para serviços é um pouco mais dinâmico e, por isso, é preciso analisar alguns compostos de marketing de acordo com essa ótica. Vamos dar uma olhada nos 8 P’s aplicados ao marketing de serviços.
Produto
É importante definir qual produto será entregue para o cliente. O que sua empresa vende (seja um bem ou um serviço) precisa satisfazer a necessidade do consumidor, criando valor para o cliente e resolvendo um problema. Para a prestação de serviços, o produto é considerado um bem intangível.
Preço
O preço é analisado de forma diferente entre produtos e serviços. O segundo possui menos custos variados se comparado com o primeiro, sendo esses custos repassados para o cliente quando necessário.
Dentro de serviços existem mais custos considerados “invisíveis”, ou seja, eles não são vistos pelo consumidor final. A comparação é o maior ponto de diferença: é possível comparar facilmente diferentes bens, mas para comparar a qualidade de serviços é preciso realizar uma análise minuciosa.
Praça
Como vimos, distribuir serviços gera diversos custos fixos. É preciso que ele esteja disponível para o cliente no momento em que ele precisa, o que gera a necessidade de um planejamento mais apurado, já que não é possível estocar um serviço.
Promoção
Indicação, boca a boca e vendais pessoais são destaque na comunicação e venda em marketing de serviços. A interatividade e a criação de um relacionamento com o consumidor são importantes para incentivar a fidelidade e personificar a mensagem, mesmo que ela seja difundida em massa.
Passando pelos 4 P’s tradicionais, vamos conhecer quais são os outros 4 que compõem o marketing de serviços.
Pessoas
Como podemos ver, as pessoas são extremamente importantes para o marketing de serviços. Todos os envolvidos na prestação de um serviço são influentes no processo de marketing, além dos clientes que vão utilizar o que está sendo comercializado.
Como a matéria prima é a própria mão de obra, é fundamental se preocupar com quem está envolvido no processo. Capacitação, treinamento, alinhamento com a cultura da empresa e qualidade do serviço prestado são primordiais para uma boa estratégia de marketing de serviços.
Processos
Os fluxos de trabalho e metodologias adotadas são importantes em todo o marketing. Ao prestar um serviço, é preciso tomar decisões para que o fornecimento do serviço para o cliente seja o melhor possível.
Os processos influenciam em tudo isso, desde a contratação até o fornecimento ao consumidor final. Bons processos contribuem na fidelização do cliente, já que ajudam no fornecimento de qualidade do serviço.
Produtividade e qualidade
A forma como o serviço é entregue para o consumidor faz toda a diferença. Se no marketing de serviço estamos falando sobre criar relacionamentos e fidelizar clientes através do fornecimento do que foi contratado, o mínimo há ser feito é fornecer uma solução de qualidade.
A produtividade do seu time precisa estar assegurada, é preciso que a entrega do que foi prometido seja feita de forma exemplar, preferencialmente com “algo a mais”. Sempre mantendo os padrões determinados para o fornecimento do serviço.
Perfil (evidências físicas / physical evidence)
Perfil em marketing de serviços indica o local e a forma como o serviço é fornecido. São considerados todos os pontos de contato do consumidor final com a marca/serviço, incluindo pontos de venda, cartões de visita, canais de comunicação online e offline e vários outros. É interessante que as evidências físicas estejam em avaliação constante, para que a experiência do usuário seja sempre a melhor possível.
O marketing de serviços se tornou uma tática de apoio para o crescimento das empresas, investindo em relacionamento e trabalhando para aprimorar a experiência do usuário com a utilização do serviço contratado. Revolucionado todos os tipos de negócios, na mesma direção está o marketing digital, gerando mais clientes qualificados em menos tempo.
Além dos 4P’s do marketing tradicional, existem 4 P’s adicionais que trabalham com enfoque em como o consumidor utiliza o que foi contratado e interage com o negócio. As maneiras de atuação no mercado merecem uma análise, para adequar as ações às novas tendências do mercado.
Fonte: Blog Fortes Tecnologia