Pastores e religiosos normalmente fazem a seguinte pergunta: como registrar o nome da minha igreja? Ou como registrar minha igreja? Esta é uma decisão importante, pois o nome da igreja tem um sentido importante no âmbito público como na visão religiosa, alguns nomes tradicionais numa Cidade grande que existe bastantes igrejas não é possível registrar, tendo em vista que o cartório de pessoa jurídica não irá registrar nome, ou, razão social semelhante na mesma jurisdição.
A Alves Contabilidade por ser um escritório especializado no atendimento às igrejas, sempre sugere nomes diferentes, mas que tem haver com o projeto religioso da pessoa, ou seja, não adianta fazer tudo na correria, e depois perceber que não era o nome que queria, por isso, que na hora de decidir fundar sua própria igreja, ou templo, é importante buscar um Contador especializado no assunto e que trabalha na área.
Segundo Valdivino Sousa “Quando um pastor, ou religioso o procura para abrir uma igreja, primeiro passo ele busca saber se já tem o projeto idealizado, por exemplo, já tem a escolha do nome (razão social), e quanto tempo faz que tenha o projeto em mente que deseja concretizar”.
Elaborar a Ata, Estatuto e demais documentos, levar ao cartório e registrar é fácil, porém uma igreja, ou qualquer templo religioso não se resume somente nisso, essa é apenas uma das etapas.
“Sempre as pessoas procuram o escritório, e quando vou checar está vindo de outro, ou a própria pessoa tentou fazer sem a orientação de um profissional especializado na área, isso é ruim, por que o pastor, ou religioso, irá recomeçar do zero. Ah, não era o nome que eu queria, o estatuto está mal feito, sem sustentação, ou fundamento, o endereço não é apropriado etc. Nestes casos terei que reiniciar, ou seja, fazer toda documentação com base no Código Civil vigente, bem como demais legislação, ou seja, entender melhor o interesse e projeto do cliente é a saída para prestar uma boa assessoria”. Explica Valdivino Sousa.
Nomes Bíblicos são permitidos?
Sim, o Código Civil vigente Lei 10.406/02, permite nomes bíblicos, bem como outros nomes, por exemplo, um religioso deseja registrar o nome de sua igreja de: Igreja Gálatas da Justiça Divina. Vejamos que é um nome Bíblico. Gálatas é o nono livro do Novo Testamento da Bíblia. Uma das passagens diz: Não se deixem enganar, de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também ele colherá. Percebe se que os versículos têm haver com o nome, pois nós colhemos o que plantamos, é a justiça divina que todos nós conhecemos. E para quem não sabe a Carta aos Gálatas é uma das mais lidas e comentadas em todo o mundo cristão. Posso registrar um nome em homenagem a um religioso? sim pode, não existe impedimento.
Nome e prenome Inglês são permitidos?
Sim, são permitidos tanto para empresas comerciais, como para entidades sem fins lucrativos, Exemplo, Business é uma palavra da língua inglesa que traduzida para o português significa “comércio”` ou “negócio” ou Business plan = Plano de negócios. Chief financial officer (CFO) = Diretor de finanças. Coworking = Modelo de trabalho que estabelece o compartilhamento de um espaço por diversas empresas. Voltando para as igrejas, vamos para nomes inglês. “igreja” em inglês é “church” e o plural é “churches”. Mas, como dizer “escola dominical”, “missa”, “culto”, “sermão”, “dar testemunho”, “reavivamento” entre outras.
Os protestantes, por sua vez, dirão algo como “go to Sunday school” (ir para a escola dominical) e “go to church service” (ir para o culto). Antes de continuar, anote também que a tradição Anglicana tem o termo “evensong”, que refere-se ao serviço religioso que ocorre no final da tarde ou começo da noite. Vamos a nome de uma igreja inglês: church Bread wine. Agora a tradução: church quer dizer “igreja” “bread” (pão) e “wine” (vinho).
Fonte: Alves Contabilidade