A retomada aos poucos que seja da economia do país, faz com que as empresas novamente passem a ser o foco das atenções, pois são elas que tem o poder de gerar riquezas.
Investidores, compradores e vendedores de empresas!!!
A identificação de um negócio oportuno, requer ações rápidas e seguras, para isso, um levantamento detalhado é fundamental.
Quando se identifica uma empresa para se comprar ou mesmo investir como um novo sócio, é de extrema importância ter informações consistentes, dados históricos, um Balanço Patrimonial mesmo que gerencial que relate todo o universo da empresa e projeções com expectativas de Resultados, pois esse geralmente é o grande objetivo dos investidores.
Tomar uma decisão baseado no PL – Patrimonio Líquido, é correto???
O Patrimonio Líquido de uma empresa, sem dúvidas é uma informação importante, pois relata Resultados ao longo dos anos, e isso pode ser constatado quando analisamos a Mutação do Patrimonio Líquido, os Resultados que a empresa acumulou, além é lógico de outras informações, tais como, a distribuição de lucros, aumento de capital, entre outras, porém, tomar uma decisão com essa única informação, com certeza estaremos sendo conduzidos ao possível erro.
O Patrimonio Líquido, representa a diferença entre o patrimônio (Ativo) que a empresa tem (bens e direitos) e suas dívidas (Passivo) com terceiros (bancos, fornecedores, funcionários e o fisco); essa informação ainda “é pobre”.
Quando se tem por objetivo comprar ou apenas investir numa empresa, não somente podemos nos preocupar com o passado, não que não sejam importantes as informações da empresa, entretanto, o investimento tem foco no futuro.
Valuation e o método do Fluxo de Caixa Descontado
A melhor e mais utilizada estratégia ou técnica de se avaliar uma empresa, é baseado na ferramenta Valuation, dentre os métodos mais utilizados (Encerramento, Comparabilidade e Fluxo de Caixa Descontado) podemos com certeza afirmar que o Fluxo de Caixa Descontado é a melhor alternativa em 95% dos casos.
Essa métrica quando utilizada com outras informações mercadológicas, baseados em fatos históricos da empresa e em estratégias comerciais e produtivas, foca projetar os resultados futuros e trazê-los a Valor Presente, utilizando-se de fatores de descontos, para então se obter o valor da empresa.
Esse é o caminho.
Vamos conversar a respeito!!!
Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria) em empresas de pequeno e médio porte; atua também como Conselheiro Empresarial. Graduado em Ciências Contábeis (UNISO), Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV), atuou também como Professor Universitário.
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