x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Empresarial

Valuation – erros na avaliação da empresa, causam grandes perdas financeiras!!!

Os conhecimentos técnicos que diferenciam a Avaliação de uma Empresa!!!

15/07/2019 16:09

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Valuation – erros na avaliação da empresa, causam grandes perdas financeiras!!!

Valuation – erros na avaliação da empresa, causam grandes perdas financeiras!!!

 

A retomada aos poucos que seja da economia do país, faz com que as empresas novamente passem a ser o foco das atenções, pois são elas que tem o poder de gerar riquezas.

Investidores, compradores e vendedores de empresas!!!

A identificação de um negócio oportuno, requer ações rápidas e seguras, para isso, um levantamento detalhado é fundamental.

Quando se identifica uma empresa para se comprar ou mesmo investir como um novo sócio, é de extrema importância ter informações consistentes, dados históricos, um Balanço Patrimonial mesmo que gerencial que relate todo o universo da empresa e projeções com expectativas de Resultados, pois esse geralmente é o grande objetivo dos investidores.

Tomar uma decisão baseado no PL – Patrimonio Líquido, é correto???

O Patrimonio Líquido de uma empresa, sem dúvidas é uma informação importante, pois relata Resultados ao longo dos anos, e isso pode ser constatado quando analisamos a Mutação do Patrimonio Líquido, os Resultados que a empresa acumulou, além é lógico de outras informações, tais como, a distribuição de lucros, aumento de capital, entre outras, porém, tomar uma decisão com essa única informação, com certeza estaremos sendo conduzidos ao possível erro.

O Patrimonio Líquido, representa a diferença entre o patrimônio (Ativo) que a empresa tem (bens e direitos) e suas dívidas (Passivo) com terceiros (bancos, fornecedores, funcionários e o fisco); essa informação ainda “é pobre”.

Quando se tem por objetivo comprar ou apenas investir numa empresa, não somente podemos nos preocupar com o passado, não que não sejam importantes as informações da empresa, entretanto, o investimento tem foco no futuro.

Valuation e o método do Fluxo de Caixa Descontado

A melhor e mais utilizada estratégia ou técnica de se avaliar uma empresa, é baseado na ferramenta Valuation, dentre os métodos mais utilizados (Encerramento, Comparabilidade e Fluxo de Caixa Descontado) podemos com certeza afirmar que o Fluxo de Caixa Descontado é a melhor alternativa em 95% dos casos.

Essa métrica quando utilizada com outras informações mercadológicas, baseados em fatos históricos da empresa e em estratégias comerciais e produtivas, foca projetar os resultados futuros e trazê-los a Valor Presente, utilizando-se de fatores de descontos, para então se obter o valor da empresa.

Esse é o caminho.

Vamos conversar a respeito!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria) em empresas de pequeno e médio porte; atua também como Conselheiro Empresarial. Graduado em Ciências Contábeis (UNISO), Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV), atuou também como Professor Universitário.

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria há 08 anos.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – Empresarial
  • Inventários e Avaliações Patrimoniais
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições

www.axsconsultoria.com.br

e-mail: [email protected]

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.