x

CNM participa de reunião de grupos técnicos do Tesouro Nacional

Discussões sobre o PCASP estão acontecendo com a participação da CNM.

23/11/2011 09:03:56

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
CNM participa de reunião de grupos técnicos do Tesouro Nacional

Durante os meses de outubro e novembro, técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) representaram a entidade em reuniões dos Grupos Técnicos (GTs) do Tesouro Nacional. Ao todo, foram três grupos: o que trata de contabilidade pública (GTCON); o de relatórios fiscais (GTREL), e o de sistemas (GTSIS). Todas as reuniões ocorreram em Brasília, sede do Tesouro.
 
Durante as reuniões do GTCON e GTREL foram apresentadas as últimas alterações no Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) e debatidas as alterações das naturezas de receita, como o agrupamento das multas, juros de mora e dívida ativa ao principal do tributo. O GT discutiu também a minuta de portaria que regulamentará os consórcios públicos, bem como os aspectos contábeis das parcerias público-privadas.
 
O GTSIS, reunido posteriormente, informou que a partir de 2013 os Sistemas Informatizados dos Municípios (SIAFICs) deverão estar em conformidade com os padrões mínimos estabelecidos pelo Decreto 7185/2010 e pela portaria do Ministério da Fazenda (MF) 548/2010. A CNM reitera que os técnicos do Tesouro estão analisando qual órgão da Administração Federal fará a certificação dos SIAFICs, para atestar se eles estão dentro dos padrões mínimos da Portaria MF 548.
 
Também a partir de 2013 o Sistema de Coleta de Dados de Estados e Municípios (SISTN) será substituído pelo Sistema de Informações Contábeis e Fiscais (SICONFI) - o que possibilitará a importação dos dados.
 
Fórum de Contadores Municipais
No início de novembro a equipe técnica de contabilidade da CNM desenvolveu um fórum para promover debates e esclarecer dúvidas de contabilistas municipais sobre assuntos de interesse comum, especialmente em relação às inovações previstas na Contabilidade Pública Municipal.

Fonte: CNM

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.