x

Escrituração Contábil Fiscal

Sua ECF 2019 já está pronta? Veja como ter todas as NFes da empresa em mãos

A versão 5.1.2 da ECF (Escrituração Contábil Fiscal) foi publicada e atualizada para entrega em 2019. Entenda a importância de conhecer as novidades do programa e de ter todas as NFes para entrega.

23/07/2019 11:06:06

6.538 acessos

informe publicitário

Sua ECF 2019 já está pronta? Veja como ter todas as NFes da empresa em mãos

A versão 5.1.2 da ECF (Escrituração Contábil Fiscal) foi publicada e atualizada para entrega em 2019. Entenda a importância de conhecer as novidades do programa e de ter todas as NFes para entrega.

O prazo para a declaração da ECF encerra-se em 31 de julho de 2019 (quarta-feira), é necessário ter tudo pronto para o envio e estar a par das alterações que foram feitas na última versão do programa, por exemplo:

  • Correção do erro de java no preenchimento do registro L210;
  • Correção de recuperação de contas da ECD no caso de utilização do livro “B”;
  • Correção da regra de recuperação da conta padrão da Parte B do ano anterior (não deve ser executada neste ano); e
  • Melhoria no desempenho das regras de validação.
  • A versão 5.1.1 do programa da ECF não poderá mais ser utilizada para transmissão.

Além dessas atualizações, o contador responsável pela entrega da obrigação precisa enviar todas as NFes (Notas Fiscais eletrônicas) necessárias e, para isso, uma conferência pode ajudar.

A plataforma de consulta de NFes da Arquivei, disponibiliza a Conferência de SPED para que contadores e outros profissionais da área contábil possam gerar um relatório mostrando quais Notas Fiscais divergem entre a SEFAZ e o SPED (ECF) que será entregue.

Se a empresa tem a confiança de que tem todos os seus documentos fiscais armazenados e separados para a entrega da ECF, isso já libera bastante tempo para lidar com outras questões da obrigação.

Inclusive, questões de sistemas operacionais, pois o programa validador da ECF pode ser utilizado nos sistemas operacionais abaixo, desde que obedecidas as seguintes instruções:

1) A máquina virtual java (JVM), versão 1.8, deve estar instalada, pois o programa desenvolvido em Java não pode ser executado sem a JVM.

2) Selecione o programa de acordo com o sistema operacional, faça o download e o instale:

  1. A) Para Windows:

SpedEcf_w32-5.1.2.exe

  1. B) Para Linux:

SpedEcf_linux_x86-5.1.2.jar (32 bits)

SpedEcf_linux_x64-5.1.2.jar (64 bits) 

Para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando “chmod +x SpedEcf_linux_x86-5.1.2.jar”, ou “chmod +x SpedEcf_linux_x64-5.1.2.jar”ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado.

Essas são as principais configurações para o envio da ECF, lembrando que a obrigação é composta por 14 blocos, o que a torna mais complexa e trabalhosa.

A ECF obriga as empresas a reforçar a geração de informações corretas no momento do lançamento. Uma das novidades trazidas pela nova obrigação é a exclusão do preenchimento da ficha referente à apuração do IPI, cujo trabalho era extenso.

Qual dessas atualizações mais te dá trabalho no dia a dia? Comente aqui embaixo!

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.