x

Empresarial

Valuation – Litígio na dissolução societária!!!

A Dissolução Societária como um dos processos empresárias.

08/08/2019 08:40

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Valuation – Litígio na dissolução societária!!!

Valuation – Litígio na dissolução societária!!!

 

Os desafios no âmbito empresarial vão desde o planejamento para se montar uma empresa ao encerramento ou distrato entre os sócios.

Empreender – desafios diários!!!

Montar uma empresa é o sonho de grande parte dos brasileiros, trocar a carteira de trabalho por um CNPJ, realmente é algo desafiador.

Sair da “Zona de Conforto” e passar por provas das mais diversas a cada dia, com soluções que muitas vezes são concretizadas aos “45 do segundo tempo” são rotinas de grande parte dos gestores, principalmente quando o Caixa da empresa não dispõe de muitos recursos.

Sociedade – quando o planejamento inicial não é realizado detalhadamente, a dissolução pode ser problemática.

Quando se inicia uma empresa, e o planejamento realizado (muitas vezes se quer há) não contempla a possibilidade da dissolução ou saída de um dos sócios, com regras claras e objetivas, a possibilidade de problemas e discussões judiciais são grandes, entretanto, resolvíveis.

Se a sociedade está em funcionamento e agradando as partes envolvidas (sócios), mesmo que no inicio não tenha sido detalhado essa possibilidade (Dissolução), nunca é tarde para que esse ajuste ocorra, caso as partes em comum acordo cheguem ao consenso.

A importância do Valuation!!!

A conceitos que dizem que empresas tem: começo, meio e fim; quando falamos fim, não necessariamente seja o fim da empresa, pode ser apenas da sociedade. E é nesse momento que surgem as dúvidas ou mesmos divergências.

Como separar as partes?

Como valorizar as partes?

Uma vez definido a participação acionaria dos sócios, com percentuais idênticos ou não, podemos colocar em pratica a estruturação do Valuation, para que baseado em conceitos geralmente aceitos e métricas, possamos trabalhar essa ferramenta (VALUATION).

Com base no Valuation, é possível definir o valor da empresa com projeções de resultados trazidos a Valor Presente, sempre respaldado em: Analise do Mercado, Analise da região Demográfica e também dos dados históricos formais ou mesmo informais da empresa.

Com base num vasto material da empresa que será: analisado, discutido e projetado; podemos chegar a um denominador comum, que, sem qualquer vício ou mesmo tendência a beneficiar qualquer das partes, definir o real valor da empresa, apresentar as partes envolvidas e utilizar essa ferramenta para que um “impasse” seja enfim solucionado.

Walber Almeida Xavier de Sousa - ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria) em empresas de pequeno e médio porte; atua também como Conselheiro Empresarial. Graduado em Ciências Contábeis (UNISO), Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV), atuou também como Professor Universitário.

www.axsconsultoria.com.br

e-mail: [email protected]

 

Fonte: AXS Consultoria Empresarial

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.