x

Contábil

Inventário Patrimonial – Implantação e Controle Assertivos

Controle Patrimonial - a importância do levantamento aos ajustes finais!!!

23/08/2019 08:23:39

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Inventário Patrimonial – Implantação e Controle Assertivos

Inventário Patrimonial – Implantação e Controle Assertivos

 

A necessidade do Controle Patrimonial aumenta constantemente diante da necessidade de transparência exigida pelo mercado como um todo.

Passo a Passo do Controle Patrimonial

O Controle Patrimonial ou Gestão Patrimonial para que funcione corretamente requer todo um processo com o devido planejamento, desde a implantação a administração no dia a dia.

Definir quais bens farão parte do processo de Inventário, se os objetivos da empresa nesse Inventário é apenas o controle contábil ou todo o universo de bens para então ter o controle físico; o mapeamento das áreas onde serão realizados os levantamentos, as informações que serão catalogadas nesse processo, também são fatores de grande importância.

Ao final é importante lembrar a importância da conciliação físico contábil e também a Avaliação Patrimonial, para que a empresa e seus gestores tenham o real valor dos bens inventariados (Valor Justo) eliminando o valor da depreciação contábil.

O efeito da Conciliação Físico x Contábil muitas vezes desconsiderado pelos gestores.

Tao importante como realizar o Inventário Patrimonial, a Conciliação e o Saneamento dos bens, tem grande relevância para segregar as sobras físicas e contábeis, para que com isso os gestores possam definir quais serão as alternativas e como as diferenças serão ajustadas contabilmente.

Muitas vezes o alto impacto no Resultado com os ajustes de inventário, é procrastinado por gestores, que optam em manter as informações contábeis diferentes aos levantamentos físicos realizados.

Procedimentos consistentes

A realização dos ajustes uma vez definida deve ser respaldada com relatórios consistentes e devidamente analisados, visto que, é grande a possibilidade dos auditores questionarem a origem que definiu tais ajustes.

Fonte: axs consultoria

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.