x

Carreira

Contador dá exemplo de solidariedade neste Dia Nacional do Voluntariado

O Dia Nacional do Voluntariado é comemorado em 28 de agosto.

28/08/2019 11:28:48

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contador dá exemplo de solidariedade neste Dia Nacional do Voluntariado

Contador dá exemplo de solidariedade neste Dia Nacional do Voluntariado

O Dia Nacional do Voluntariado, comemorado dia 28 de agosto, foi instituído pela Lei 7.352/85 para reconhecer e destacar o trabalho das pessoas que doam tempo, trabalho e talento de maneira voluntária para causas de interesse social e para o bem da comunidade. 

Para José Augusto Picão, Conselheiro do CRCSP e voluntário fundador do Observatório Social do Brasil de Ribeirão Preto/SP, esta data é uma oportunidade para refletir e verificar o que cada um de nós pode fazer a favor do próximo.

“É importante dar um passo para ajudar entidades que necessitam do nosso trabalho, que não recebem recursos governamentais e que prestam serviços efetivos para a população”, afirma Picão.

O empresário seguiu os passos do pai, que foi voluntário, e ajudou a fundar o Observatório Social do Brasil de Ribeirão Preto/SP. “A semente foi plantada e fez com que a gente pudesse abraçar esse programa de voluntário.”

“Corri atrás de pessoas e empresas que pudessem nos ajudar a trabalhar e criar efetivamente o programa.” Há sete anos a entidade sem fins lucrativos atua em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. 

“Então eu conclamo a todos para que possamos realmente dar um pouquinho da nossa solidariedade, principalmente nós da contabilidade. Somos contadores, contabilizamos números, mas também precisamos contabilizar bastante a solidariedade”, conclui Picão.

PVCC

O PVCC, Programa de Voluntariado da Classe Contábil, tem por finalidade sensibilizar os profissionais integrantes do Sistema CFC/CRCs e acadêmicos de Ciências Contábeis sobre a Importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Atividades

O programa conta com quatro subprogramas, que são:

Rede Nacional de Cidadania Fiscal - Observatórios Sociais:

Este programa tem por objetivo estimular os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização de Observatórios Sociais nos seus municípios. Os OS tem o objetivo de promover a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal e propor aos governos locais a adequada e transparente gestão dos recursos públicos, por meio de ações de participação e controle social. Diferentemente de outras iniciativas que atuam denunciando erros e fraudes já ocorridas, os OS agem de forma preventiva, no fluxo dos processos, antes que os recursos sejam gastos.

Educação Financeira:

Ação voltada a orientar a sociedade para as questões relacionadas ao controle, planejamento e organização das finanças pessoais, buscando sensibilizá-la quanto aos riscos do endividamento pessoal e familiar, consumo consciente e uso do cartão de crédito.

Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso:

Esta ação visa em primeiro lugar, sensibilizar e capacitar os profissionais para atuarem junto a seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, a fim de obter a adesão aos programas de incentivos fiscais que regulam as doações dos fundos municipais estaduais e nacional de proteção aos idosos, daqueles que tem por objetivo auxiliar as entidades a elaborarem projetos inadequados para se habilitarem a receber recursos dos potenciais doadores, valendo-se dos benefícios fiscais.

Ações locais de voluntariado:

Este subprograma visa recepcionar ações de voluntariado que estejam sendo empreendidas e que não estejam enquadradas nos demais subprogramas especificados. Tem por objetivo organizar, acompanhar e mensurar as ações de voluntariado realizadas pelos profissionais da contabilidade, submetidas à apreciação e ao cadastramento de sistema, abrangendo todo o universo de possibilidades de voluntariado, desde ações realizadas por profissionais individualmente como ações coordenadas regionalmente.

Quem pode participar

Podem participar profissionais da contabilidade com registro ativo e estudantes de Ciências Contábeis, desde que supervisionados por profissionais registrados.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.