x

Certificação Digital

Bird ID: Soluti inova e traz solução de Certificação Digital em nuvem

O Bird ID irá permitir o acesso ao Certificado Digital por meio de qualquer dispositivo móvel de forma segura e com validade jurídica.

17/09/2019 11:45:57

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

Bird ID: Soluti inova e traz solução de Certificação Digital em nuvem

Bird ID: Soluti inova e traz solução de Certificação Digital em nuvem

A Soluti, uma das maiores Autoridades Certificadoras do país, lança o Bird ID – uma solução em nuvem para armazenamento do Certificado Digital do modelo A3.

A novidade chega ao mercado com o conceito de Software as a Service (SaaS) e com o objetivo de democratizar o acesso ao Certificado Digital no Brasil para pessoas físicas facilitando o seu uso e contratação.

O Certificado Digital em nuvem traz inúmeras facilidades aos usuários como mobilidade, segurança e rastreabilidade, possibilitando o acesso ao Certificado e a assinatura de documentos digitalmente por meio de múltiplos dispositivos móveis e computadores.

“Estamos entrando em uma nova era da Certificação Digital, fruto das transformações tecnológicas dos mais diversos setores da indústria. Criamos um modelo de negócios diferenciado no qual os usuários (pessoas físicas) poderão comprar um Certificado Digital bem mais barato e inserir os créditos conforme a sua necessidade de uso.

O Brasil possui hoje cerca de 4 milhões de Certificados Digitais de pessoas físicas ativos. Nossa expectativa com o Bird ID é aumentar esse número em até 8 vezes”, explica Vinicius Sousa, CEO da Soluti.

Com a solução também será possível gerenciar a distribuição de Certificados de forma centralizada e integrada, além de poder rastrear pelo celular o uso de suas chaves, consultar e detalhar quando se usou o Certificado Digital.

Além disso, o Bird ID é o primeiro Certificado em nuvem que chega como oferta de serviço e não de produto para usuário e com menor custo do mercado brasileiro.

Armazenado em HSM (Módulo de Segurança Criptográfico), de altíssima segurança, o Bird ID elimina a preocupação com danos físicos, roubos e perdas.

As empresas ganham em agilidade e economia com a solução, já que a tecnologia facilita o cadastro e a autenticação em sites, reduz os investimentos e diminui os custos operacionais, pois todo o processo de validação é feito no ambiente eletrônico com validade jurídica.

Nessa fase inicial, todos os clientes que adquirirem um Certificado Digital tradicional no modelo A3, com validade de três anos, receberão a solução em nuvem para aproveitar as vantagens do produto.

“O objetivo é alavancar o uso do Certificado para desburocratização de processos operacionais”, explica Sousa.

Entre os tantos diferenciais do Bird ID estão: a possibilidade de sincronizar mais de um smartphone para utilização do Certificado e o Painel que permite auditar quando seu Certificado foi utilizado e também gerenciar aberturas e fechamento de sessões.

“Estas aberturas de sessões são boas opções para quem utiliza o Certificado com altos volumes de transações, pois permite, em um período pré-determinado, assinaturas em larga escala”, conclui Vinicius Sousa.

O produto estará disponível, a partir de agosto, em toda a rede de atendimento pelo valor de R$ 49,90.

Segurança

Para o uso do Certificado em nuvem utiliza-se o sistema de autenticação em duas etapas, a mesma tecnologia utilizada pelos grandes players, como Google, Facebook, Instagram etc.

Todo o processo acontece no próprio smartphone, no aplicativo Bird ID, onde o usuário pode escolher entre as opções de se autenticar por meio de Biometria ou senha PIN.

Após esta primeira autenticação, é mostrado ao usuário um Token Virtual em formato numérico de 6 dígitos e que é alterado automaticamente a cada 30 segundos. Em posse deste Token, o usuário pode utilizar seu Certificado em todas as aplicações, sistemas e sites que solicitem a senha.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.