x

Empresarial

Inventário Patrimonial em Hotéis, Hospitais, Escolas e Universidades.

A importância do Controle Patrimonial em empresas com grande fluxo de pessoas!!!

23/09/2019 08:27:26

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Inventário Patrimonial em Hotéis, Hospitais, Escolas e Universidades.

Inventário Patrimonial em Hotéis, Hospitais, Escolas e Universidades.

Que o Controle Patrimonial é sem qualquer dúvida uma ferramenta de Gestão isso é fato, entretanto, optar por implanta-lo de forma orgânica (com a equipe da própria empresa) pode ser um grande risco.

Controle Patrimonial sendo utilizado nas empresas de forma geral

As empresas de uma forma geral utilizam-se dessa ferramenta (Controle Patrimonial) buscado dar consistência e transparência aos informes Contábeis e Financeiros; muitas vezes esse Controle é solicitado por gestores (Alta Direção), outras por auditorias e certificadoras dos mais diversos segmentos.

Diante disso podemos facilmente afirmar que essa ferramenta é extremamente importante e útil.

O Controle Patrimonial em Universidades, Escolas, Hotéis e Hospitais – o diferencial!!!

Diferentemente de outros segmentos empresariais, hotéis, hospitais, escoladas das mais diversas áreas de atuação, costumam ter um grande fluxo de circulação de pessoas, sejam elas: hóspedes, alunos, pacientes ou mesmo funcionários.

Com certeza o risco ao patrimônio aumenta diante desse fluxo, pois além da possibilidade normal da depreciação dos bens (desgaste com o tempo), a probabilidade de perda, seja ela por: quebra, danos dos mais diversos, furtos e roubos, entre outros é muito grande.

E como mitigar os riscos?

Entre outras alternativas, o acompanhamento periódico baseado em relatórios de Inventário Físico é fundamental para se manter atualizado e sob controle o patrimônio da empresa. Os Inventários Rotativos devem ser realizados diante da analise dos gestores de cada empresa, entretanto, só será eficiente de tiverem os bens devidamente atualizados, por meio de um Inventário Físico Geral.

A Implantação deve ser realizada por Consultoria especializada!!!

Realizar a implantação do Controle Patrimonial com a própria equipe, na grande maioria das empresas que optaram por essa alternativa, resultou na postergação desse Controle entrar em funcionamento e muitas vezes projetos abortados, além de manter-se “vulnerável” por mais tempo; o que é extremamente danoso a empresa.

 Quando esse procedimento é realizado por profissionais qualificados, a expertise é colocada em pratica e com técnicas e ferramentas apropriadas e em poucos dias (dependendo do projeto) é entregue ao cliente o projeto pronto para ser utilizado.

 

Fonte: AXS Consultoria Empresarial

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.