x

Economia

Cerca de 70% dos brasileiros não conseguem guardar dinheiro

Dificuldade de economizar dinheiro está ligada ao desemprego e à perda de poder de compra.

27/09/2019 16:48

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Cerca de 70% dos brasileiros não conseguem guardar dinheiro

Cerca de 70% dos brasileiros não conseguem guardar dinheiro

Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito mostra que a maioria dos brasileiros não consegue guardar dinheiro. Em agosto, 67% dos consumidores não pouparam o salário.

A pesquisa ouviu 800 pessoas com idade superior ou igual a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais em 12 capitais das cinco regiões brasileiras. Os consumidores alegam que:

  • 40% não guardam porque têm a renda muito baixa, sem nenhuma sobra no final do mês;
  • 18% foram surpreendidos por algum imprevisto financeiro; 
  • 15% tiveram gastos atípicos com reformas, tratamentos médicos ou compras;
  • 13% afirmam que perderam o controle sobre os próprios gastos;

Contudo, 22% dos entrevistados que disseram ter conseguido poupar parte da renda em agosto, conseguiram guardar em média R$ 546,61.

Classe Econômica

Além disso, a pesquisa revela que o ato de não poupar não está ligada somente aos que possuem uma renda menor, mas também, aos que possuem renda maior. 

Confira a porcentagem das pessoas que não pouparam de acordo com as classes: 

  • C, D, e E: 71% 
  • A e B: 54%. 

De acordo com o economista Jair Casquel Junior, guardar dinheiro depende muito do padrão de vida, renda, perfil de comportamento e até condição de vida que as pessoas têm a curto, médio e longo prazo.

"Se a pessoa vêm de um padrão mais alto e teve queda de renda, até se ajustar a nova realidade vai ter dificuldade. Por outro lado, quando a pessoa ganha menos que o mínimo necessário, não tem como guardar dinheiro. Tem hora que é impossível ter uma sobra porque o ganho é inferior ao custo de manutenção da vida", explica Jair.

O economista reitera ainda que é preciso lembrar que contrair uma dívida é comprometer uma renda futura.

"Existem duas situações: pessoas que não conseguem guardar por insuficiência de dinheiro e as que não tem o menor controle e tem a condição de consumo muitas vezes incompatível com o próprio salário."

Poupança

O levantamento aponta ainda que o principal destino do dinheiro poupado pelos brasileiros continua sendo a caderneta de poupança, citada por 66% dos entrevistados.

Para Jair Casquel Junior, a escolha é uma boa opção para quem tem pouco dinheiro guardado. "A caderneta de poupança é mais fácil, rende pouquinho, mas é mais seguro. A hora que precisar, o dinheiro está lá."

Outras modalidades mais sofisticadas como o tesouro direto e CDBs foram citados por 11% e 9%, respectivamente.

"Pessoas que tem perfil de mais risco, podem aplicar na bolsa de valores quando já tem uma quantia maior pra aplicar", conclui.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.