x

Nota Fiscal de Serviços eletrônica

NFSe nacional: o que é esse projeto e como centralizar as Notas?

A padronização da NFSe é uma mudança tributária extremamente aguardada por todos os profissionais que trabalham no setor contábil ou fiscal. Conheça uma solução de consulta de NFSes alternativa enquanto o padrão não é estabelecido.

10/10/2019 09:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

NFSe nacional: o que é esse projeto e como centralizar as Notas?

NFSe nacional: o que é esse projeto e como centralizar as Notas?

A NFSe (Nota Fiscal de Serviços eletrônica) é gerada para documentar e fiscalizar os serviços de cada município. Sendo assim, cada prefeitura pode gerar esse documento da maneira que o seu sistema permitir, sem necessariamente seguir um padrão.

A ABRASF (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais) desenvolveu um modelo junto aos estados e órgãos fiscais para simplificar a emissão dessas Notas de Serviço, porém não é uma obrigatoriedade e nem todas as prefeituras se adaptaram ao padrão.

A proposta da NFSe nacional vem sendo discutida desde 2016. A ideia é que a Nota de Serviço passe a ser gerada e armazenada eletronicamente em Ambiente Nacional pela Receita Federal, padronizado em formato nacional único.

O objetivo da NFSe nacional é auxiliar as prefeituras na documentação das operações de prestação de serviços, assim como ocorrido na padronização da NFe (Nota Fiscal eletrônica).

O cronograma atual mostra que os municípios escolhidos para testes emitem a NFSe unificada desde junho de 2019 e também prevê a disponibilização da Busca de Notas de Serviços emitidas para um contribuinte ainda em 2019.

Enquanto o projeto da NFSe nacional não fica completo, o Arquivei (plataforma de consulta e gestão de NFes, CTes e NFSes) realiza o download das Notas de Serviços de mais de 150 prefeituras do Brasil, mesmo sem um padrão unificado.

O Arquivei possui a maior cobertura na consulta de Notas de Serviço. São mais de 150 prefeituras integradas nos sistemas GINFES, Betha, Carioca e Paulistana. Experimente grátis.

Essa é uma alternativa para evitar perder tempo procurando Notas Fiscais em diversos sistemas.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.