x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Economia

Número de novas empresas cresce no terceiro semestre

O número de novas empresas cresceu 11,5% no terceiro trimestre em comparação com o trimestre anterior.

31/10/2019 11:23

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Número de novas empresas cresce no terceiro semestre

Número de novas empresas cresce no terceiro semestre

Uma pesquisa, divulgada pela Boa Vista, mostra que houve um crescimento de 11,5% na abertura de novas empresas no Brasil em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador avançou 20,4%. No acumulado em 4 trimestres houve alta de 18,5%.

Na classificação por forma jurídica, a variação trimestral mostrou crescimento tanto nas aberturas para MEIs (13%) quanto nos demais tipos de empresas (6,8%). Já em termos de composição, as MEIs representaram 78,8% dos casos no ano. No ano anterior, a participação dessas empresas era um pouco menor, de 75,6%.

Crescimento da Indústria e Serviços

Quando analisada a composição das novas empresas por setores, o levantamento mostrou que o setor de Serviços atingiu 61,8% de representatividade em setembro, estando maior que os 58,2% observados no mesmo período 2018.

O Comércio apresentou queda na participação, recuando para 29,5% (-3,6 p.p.). Já a indústria avançou para 7,8% (+0,5 p.p.).

Na comparação com o acumulado de janeiro a setembro de 2018, todas as regiões registraram aumento das aberturas em 2019. As Regiões Norte (23,1%) e Centro Oeste (18,1%) foram as que registraram maior crescimento, como pode ser visto no gráfico 4.

O levantamento foi realizado pela Boa Vista a partir das novas empresas registradas na Receita Federal, considerando todo o território nacional.

Fonte: Boa Vista

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.