x

Contábil

Eleições dos CRCs terminam nesta quarta-feira

Profissionais têm até às 18h para votar no Conselho de Contabilidade da sua região.

20/11/2019 11:09:15

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Eleições dos CRCs terminam nesta quarta-feira

Eleições dos CRCs terminam nesta quarta-feira

Contadores têm até esta quarta-feira, 20, às 18h, para votar na renovação de 1/3 do plenário dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade. Ao todo foram registradas 44 chapas que disputarão as lideranças dos CRCS.

O voto é obrigatório para todos os profissionais e facultativo para aqueles com idade igual ou superior a 70 anos. A votação é feita pela internet, em site oficial criado especificamente para as eleições do Sistema CFC/CRCs.

A Resolução CFC n.º 1.571/2019 estabelece, no seu Art. 1º, que “ao contador ou ao técnico em contabilidade que deixar de votar nas eleições dos Conselhos Regionais, sem causa justificada, será aplicada a pena de multa no valor correspondente a 20% (vinte por cento) da anuidade do técnico em contabilidade em vigor no exercício da realização da eleição”.

Justificativa de ausência

Quem não votar terá o prazo de 30 dias, contado do primeiro dia útil seguinte ao término da eleição, ou seja, até 20 de dezembro para apresentar, no sistema de votação, a justificativa de sua falta.

Conforme o Art. 3° da Resolução CFC nº 1.571/2019, será dispensado de apresentar justificativa de ausência na eleição apenas os profissionais com 70 anos ou mais na data da eleição.

Esta Resolução estabelece a aplicação de uma “pena de multa com importância correspondente a até o valor da anuidade ao contador e ao técnico em contabilidade que deixar de votar sem causa justificada”.

As justificativas dos eleitores ausentes poderão ser feitas em campo específico do site das eleições.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.