x

Tributário

IR 2019: Não está no último lote? Veja se caiu na malha fina;

A Receita Federal liberou consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda. Quem ainda não recebeu, pode ter caído na malha fina; Saiba o que fazer.

09/12/2019 15:21:04

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IR 2019: Não está no último lote? Veja se caiu na malha fina;

IR 2019: Não está no último lote? Veja se caiu na malha fina;

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira, 9, a consulta ao sétimo e último lote do IR 2019. Quem não está neste lote e ainda não recebeu a restituição pode ter caído na malha fina.

Isso acontece caso o contribuinte tenha informado algum dado errado ou tenha omitido informações, como não incluir rendimentos de dependentes.

 

Consulta Malha Fina 2019

Para checar se, de fato, caiu na malha fina é preciso:

Acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) ;
Informar CPF, código de acesso e senha;
No menu à esquerda, clicar na opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)";
Dentro do quadro "Processamento", clique em "Pendências de Malha";

Caso houver alguma pendência, estará descrita neste local.

Como resolver pendências do IR

Se você, de fato, estiver com problemas na declaração de Imposto de Renda, há duas maneiras de resolver as pendências, que são:

Corrigir o documento

Caso a declaração do imposto de renda esteja com erro ou com informações incompletas é preciso corrigir o documento o quanto antes, enviando uma declaração retificadora com os dados corretos.

Lembrando que não é possível retificar a declaração depois que a Receita convocou o contribuinte para prestar esclarecimentos. Portanto, quanto antes fizer as correções, melhor.

Prestar contas

Se sua declaração foi retida na malha fina, mas você tem certeza que está com tudo em dia e que o documento foi preenchido corretamente, aguarde que a Receita irá chamá-lo para prestar contas e você poderá apresentar seus documentos e explicações.

Agendar atendimento na Receita

Você também pode, a partir de janeiro de 2020, antecipar-se à convocação e agendar um atendimento com a Receita (chamado de "antecipação de análise de DIRPF retida em malha"). O agendamento deve ser feito no e-CAC.

Clique na opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)". Dentro do quadro "Processamento", clique em "Antecipar Entrega de Documentos de Declaração em Malha" e siga as instruções.

Se for intimado pela Receita, siga o procedimento acima e, no quadro "Processamento", clique em "Responder Intimação ou Notificação da Malha Fiscal".

Veja mais:
IR 2019: Receita libera consulta ao último lote de restituições
Malha Fina: Entenda o que é e como consultar o extrato da sua declaração

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.