x

Carreira

CFC repudia episódio do Zorra Total que deprecia imagem de contador

No episódio, que foi ao ar no último sábado, contador recebe prêmio denominado Nem fede nem Cheira pelo seu trabalho.

10/12/2019 14:28:48

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
CFC repudia episódio do Zorra Total que deprecia imagem de contador

CFC repudia episódio do Zorra Total que deprecia imagem de contador

O Conselho Federal de Contabilidade soltou uma nota nesta terça-feira, 10, repudiando um episódio do programa Zorra Total transmitido pela rede Globo por depreciar a imagem do contador.

Entenda o que aconteceu

Durante o episódio, uma cerimonialista apresenta a premiação “Não fede nem cheira”, que, segundo a própria personagem, premia quem nunca ganhou nada na vida.

Na premiação, ela chama um contador para subir ao palco para receber o prêmio e o descreve como alguém que não foi o melhor, mas também não foi o pior profissional do ano.

O personagem que representa o contador, por sua vez, agradece o prêmio ao chefe por considerar o trabalho dele “ok” e aos pais que “nunca esperaram nada importante”. Finaliza dizendo que “nunca decepcionei ninguém, mas também nunca surpreendi”.

Confira a nota divulgada pelo CFC na íntegra

“O Conselho Federal de Contabilidade vem a público externar repúdio ao programa Zorra Total, da TV Globo, exibido no último sábado (7), que, de forma desrespeitosa e debochada, depreciou a imagem do Profissional da Contabilidade, no episódio “Prêmio Nem fede e Nem cheira”.

Aliás, a Rede Globo de Televisão, em outras oportunidades, em suas telenovelas ou minisséries, já apresentou cenas envolvendo a figura do Contador de forma depreciativa e, inobstante as manifestações do CFC e de outros órgãos da classe, permanece com essa prática de vilipendiar o Profissional da Contabilidade.

Lamentamos que uma empresa de comunicação de massa, que opera mediante concessão do Poder Público, utilize essa autorização estatal para difamar profissionais que detêm a confiança da sociedade por agir no interesse público e por exercerem sua função com zelo, diligência, honestidade, seriedade, integridade e competência em todo o País.

A própria Rede Globo possui em seus quadros diversos contadores trabalhando para a empresa e, portanto, deveria se envergonhar de difundir tais estereótipos de seus próprios funcionários.

Em “Princípios e Valores da TV Globo no Vídeo”, disponível em seu sítio na internet, a TV Globo afirma que tem por compromisso valorizar o Brasil e seus talentos, sua origem e cultura – principais fontes de inspiração para os conteúdos que ela pesquisa, cria, produz e exibe.

Entretanto, a prática que vemos em sua programação não nos parece estar alinhada com esses princípios. Exemplo disso está estampado na edição do programa referido, que desrespeitou uma classe contábil de mais de 520 mil profissionais, que existe no Brasil e no mundo há mais de um século, quando a TV Globo sequer pensava em existir.

Lamentamos que a Direção dessa empresa não tenha o devido zelo e acurácia na seleção e na contratação daqueles que fazem ou dirigem seus programas e permita que sejam produzidas peças de vídeo de tão baixa qualidade artística e nenhuma preocupação com os princípios e valores que propaga e os que regem a sua atividade empresarial.”

Confira o episódio.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.