x

Contábil

Eleições CFC: Profissionais têm até sexta-feira para justificar voto

Eleitores que não votaram nas eleições dos CRCs devem justificar a ausência até sexta-feira, 20.

19/12/2019 09:31

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Eleições CFC: Profissionais têm até sexta-feira para justificar voto

Eleições CFC: Profissionais têm até sexta-feira para justificar voto

Nos dias 19 e 20 de novembro aconteceram as eleições para a escolha de 1/3 dos conselheiros dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs).

O voto é obrigatório para todos os profissionais e facultativo para aqueles com idade igual ou superior a 70 anos. A votação é feita pela internet, em site oficial criado especificamente para as eleições do Sistema CFC/CRCs.

Justificativa de ausência

Os eleitores que estavam aptos a participar das eleições, mas não votaram, precisam justificar a ausência no pleito, conforme Art. 2º da Resolução CFC 1.571/2019. A ação pode ser realizada até o dia 20 de dezembro, por meio do portal eleicaocrc.org.br.

Estão dispensados de fazer a justificativa, aqueles que estiverem em débito com CRC e os profissionais com 70 anos ou mais na data da eleição, de acordo Art. 3º da Resolução CFC nº 1.571/2019.

Em caso de justificativa, a norma também estabelece ao profissional, a aplicação de uma "pena de multa" com importância correspondente a 20% (vinte por cento) do valor da anuidade do técnico em contabilidade aos profissionais que deixaram de votar sem causa justificada.

Eleições CRCs

A cada dois anos, os CRCs elegem um novo quadro de 48 conselheiros, sendo 24 efetivos e 24 suplentes, que compõem a plenária da entidade. O mandato tem duração de 4 anos. Assim, os conselheiros são divididos em um terço (16 conselheiros: 8 efetivos e 8 suplentes) e dois terços (32 conselheiros: 16 efetivos e 16 suplentes).

Existe uma eleição para renovação de um terço dos conselheiros e dois anos depois, renova-se os dois terços, e assim sucessivamente. As eleições são coordenadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Resultado das eleições CRCs

O processo eleitoral que aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro foi realizado de forma totalmente eletrônica a fim de promover segurança, praticidade e facilidade aos profissionais.

O resultado pode ser conferido no site do CFC.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.