x

Malha fina por omissão de rendimentos

IR: 56% dos contribuintes caíram na malha fina por omissão de rendimentos

08/12/2011 13:15

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Malha fina por omissão de rendimentos

Mais da metade dos contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 (ano-base 2010) teve como motivo a omissão de rendimentos.
 
Estes casos acontecem quando, por exemplo, o contribuinte não informou  a renda de um aluguel que recebe mensalmente, mas a imobiliária declarou à Receita - porque ela é obrigada a entregar uma declaração específica ao órgão - que existe um imóvel ligado ao seu CPF e que está alugado para alguém.
 
No total, 569.671 pessoas caíram em malha fina neste ano, sendo que 56% foram pela omissão de rendimentos.
 
Outros motivos
A ausência de Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte – DIRF e divergências nesta mesma declaração, feita pelas empresas, levaram mais de 93 mil contribuintes à malha.
 
Os erros referentes à declaração de despesas médicas foram responsáveis por 14,14% dos casos.
 
Autorregularização
De acordo com o supervisor nacional do imposto de renda, Joaquim Adir, o número de declarações retidas na malha fina este ano caiu muito (em 2010 foram 700 mil documentos retidos). Segundo a Agência Brasil, o supervisor afirmou que os contribuintes, ao descobrirem que tinham enviado informações erradas ao Fisco, procuraram regularizar sua situação antes da convocação do órgão, por meio da ferramenta de autorregularização, disponível no site da receita.

Fonte: Infomoney

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.