x

700 mil terão prioridade para receber restituição de imposto

Cerca de 700 mil aposentados, pensionistas e idosos de mais de 65 anos serão inclusos no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda, segundo informação

02/06/2005 00:00:00

3 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Cerca de 700 mil aposentados, pensionistas e idosos de mais de 65 anos serão inclusos no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda, segundo informação da Receita Federal. A consulta ao primeiro lote será liberada entre os próximos dias 7 e 8, afirma o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir. Desde o ano passado, quando entrou em vigor, o Estatuto do Idoso determina que beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm prioridade no pagamento das restituições. No total, o primeiro lote deve trazer cerca de 1,2 milhão de declarações processadas; algumas com dinheiro a restituir, outras com imposto a pagar, e uma pequena parcela ainda com saldo nem a pagar, nem a restituir. Os lotes do IR saem durante sete meses, a partir de junho, com pagamento sempre no dia 15. A última restituição é paga em dezembro. O dinheiro é corrigido pela taxa Selic (a taxa básica de juros da economia, hoje em 19,75% ao ano) de maio mais 1% referente a junho. Têm direito a restituição de imposto os contribuintes que tiveram deduções, como saúde, educação e dependentes, maiores que o IR descontado mensalmente na fonte. O dinheiro é depositado automaticamente na conta informada na declaração de renda. Quem não especificou o banco para o crédito deve ligar para o Banco do Brasil, no 0800-78-5678, e pedir a transferência para qualquer banco do qual seja correntista ou tenha poupança. A consulta ao lote de restituições do Imposto de Renda pode ser feita no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ou pelo telefone 0300-78-0300. Do total de 700 mil do primeiro lote, alerta Adir, alguns podem ter caído na malha fina por apresentar incongruências de informações na declaração.

Fonte: CRC-SP

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.