x

Ferramentas estratégicas

5 ferramentas que todo contador deve usar

A área contábil tem sido vista cada vez mais como estratégica para empresas de todos os tipos e tamanhos.

04/02/2020 08:35

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

5 ferramentas que todo contador deve usar

5 ferramentas que todo contador deve usar

Essa mudança pode ser explicada pela necessidade de mercado: empresários que antes recorriam à figura do contador apenas para resolver pendências burocráticas, agora entendem todo o potencial que os serviços contábeis podem oferecer.

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade,, o total de profissionais de contabilidade é de aproximadamente 520 mil – o que torna o mercado muito competitivo. Assim, é fundamental aproveitar todo o ganho operacional e financeiro que a tecnologia proporciona.

Confira as ferramentas que separamos para auxiliar o seu dia a dia:

Calendário virtual

Com essa ferramenta é possível receber avisos sobre prazos e diminuir o atraso de envio de documentações e afins. Você pode incluir eventos, reuniões, prazos para envio ou recebimento de arquivos, além de receber notificações por e-mail, no seu computador, tablet ou celular. 

Um bom exemplo de calendário virtual é o Google Calendar ou Google Agenda, uma das ferramentas mais utilizadas por empresas. 

Softwares de escrituração contábil

É importante facilitar essa rotina, com a criação customizável de tarefas, que possam ser definidas de acordo com a necessidade de cada empresa. 

Você pode contar com softwares de contabilidade, que tenham sistemas que apresentem boas funcionalidades, como a importação de lançamentos contábeis por meio de planilhas e a integração online com o financeiro da sua empresa.

Nossa dica é o QuickBooks, da Intuit, um software completo de contabilidade. 

Sistema de gestão de documentos 

A maior parte das atividades de uma empresa funciona por meio de documentos e sua gestão é muito relevante dentro das rotinas contábeis.

O ideal é buscar soluções que permitam tanto o armazenamento quanto o gerenciamento de arquivos XML de documentos eletrônicos.  Assim, o gestor pode consultar, gerar e baixar diferentes arquivos de forma fácil, garantindo agilidade aos processos.

Um exemplo de software muito utilizado pelas empresas, é a Arquivar, que é pioneira em gestão de documentos no Brasil. 

Armazenamento na nuvem

O conceito de cloud computing já faz parte da vida da maior parte das pessoas conectadas. A sua tradução, armazenamento na nuvem, é a forma mais comum e prática de salvar documentos sem ocupar espaço no seu computador, além permitir o compartilhamento entre usuários. 

No universo contábil a prática de armazenamento na nuvem pode tornar os processos muito mais fáceis, além de garantir um backup de documentos online e acessível em qualquer lugar, sem precisar contar com a localidade do escritório. 

Uma opção muito utilizada e gratuita é o Google Drive. No entanto, a Conta Azul é um software com soluções contábeis e que oferece a possibilidade de integrar rotinas contábeis, fiscais e de folha integradas ao cliente na nuvem. 

Solução de pagamentos e cobranças

Um dos processos que com certeza não pode travar é o de emissão de cobranças e pagamentos. Por isso é importante contar com uma solução de pagamentos e cobranças completa, que faça o trabalho por você.

Na plataforma da Juno, é possível emitir cobranças automatizadas para a sua carteira de clientes, usando o boleto ou cartão de crédito como forma de pagamento. 

Além disso,  os relatórios permitem que você tenha uma visão completa da saúde financeira do seu negócio, com dados valiosos, que ajudam a evitar inadimplência.

Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.