x

Tributário

Simples Nacional 2020: Prazo para resultado da Opção termina nesta quinta

A Receita Federal tem até esta quinta-feira, 13, para divulgar o resultado da Opção pelo Simples Nacional 2020.

13/02/2020 12:15

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Simples Nacional 2020: Prazo para resultado da Opção termina nesta quinta

Simples Nacional 2020: Prazo para resultado da Opção termina nesta quinta

A Receita Federal tem até esta quinta-feira, 13, para divulgar o resultado final das solicitações de opção do Simples Nacional 2020.

Ó Órgão começou a divulgar os resultados das opções do Simples 2020 ao longo do mês. Contudo, o prazo final se encerra, oficialmente, nesta quinta-feira.

De acordo com a RFB, para opção pelo Simples Nacional em 2020, foram realizadas 674.474 solicitações, sendo 218.266 deferidas, 54.299 canceladas pelo próprio contribuinte e 401.909 processadas.

Consulta Simples Nacional 2020

Para consultar o resultado da solicitação é preciso acessar a página do Simples Nacional no site da Receita Federal, e seguir os seguintes passos:

- Acessar o Menu;
- Clicar sobre Simples/Serviços;
- Em Opção, clicar sobre Solicitação de Opção pelo Simples Nacional;

Ao preencher os dados, o contribuinte já terá acesso aos resultados da Opção pelo Simples Nacional.

Pendências Simples Nacional

De acordo com o órgão, empresas que possuírem pendências com um ou mais de um ente federado (União, Estado, Distrito Federal e Municípios) terão seus pedidos indeferidos, somente podendo realizar nova opção em Janeiro do próximo ano.

Os Termos de Indeferimento serão emitidos pela administração tributária de cada ente federativo que identificou a existência da pendência.

O termo relativo a pendências na Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) ou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional será emitido pela RFB e encaminhado por meio do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) ou poderá ser consultado na funcionalidade de acompanhamento.

Simples Nacional 2020

As empresas tiveram até dia 31 de janeiro para pedirem a adesão ao regime, que simplifica o pagamentos de impostos e oferece um tratamento tributário diferenciado para micro e empresas de pequeno porte.

O prazo valia tanto para empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez como também para empresas que foram excluídas do Simples Nacional em 2019 e desejam voltar a optar por esse regime tributário.

Contudo, contadores relataram que a demora no processamento de competências, e instabilidades nos serviços do eCac, atrapalharam o período de regularização.

Empresas que perderam o prazo somente poderão realizar a nova opção em Janeiro do próximo ano.

Saiba mais:
Simples Nacional: O que fazer se perdeu o prazo para adesão

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.