x

Coronavírus

Auxílio doença será liberado sem perícia

Devido ao Coronavírus, o governo anunciou que o auxílio-doença deve ser liberado pelo INSS sem perícia.

21/03/2020 08:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Auxílio doença será liberado sem perícia

Auxílio doença será liberado sem perícia

Os benefícios por incapacidade que são pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, serão liberados por meios digitais, sem a necessidade de perícia médica presencial, neste momento de enfrentamento ao coronavírus.

A medida, anunciada pelo Ministério da Economia, visa evitar aglomerações nas agências do INSS e também promete acelerar a concessão de benefícios como o auxílio-doença e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) durante a pandemia.

Para o secretário especial da Previdência do Ministério da Economia, Bruno Bianco, esta é uma forma de proteger os segurados e os funcionários do INSS do coronavírus e também contribuir com a manutenção econômica dos trabalhadores que têm direito a esses benefícios nesse momento de desaceleração econômica.

Aplicativo

Bianco explicou ainda que, para isso, o INSS vai receber atestados médicos que comprovem a incapacidade dos trabalhadores brasileiros por meio do seu aplicativo.

Esses atestados também serão avaliados de forma remota pelos servidores do INSS na liberação do auxílio-doença e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) das pessoas com deficiência. O auxílio-doença, por sinal, também será liberado para quem for diagnosticado com coronavírus.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.