x

Home Office

5 dicas para um trabalho remoto com produtividade

A possibilidade do trabalho remoto tem se tornada comum nos últimos dias; Veja como aumentar a sua produtividade.

22/03/2020 16:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
5 dicas para um trabalho remoto com produtividade

5 dicas para um trabalho remoto com produtividade

Não são todos os trabalhadores que estão acostumados ou até mesmo adaptados a executar suas tarefas remotamente. Em tempos em que é necessária a contenção de pessoas nas ruas e a necessidade de se evitar os deslocamentos para os escritórios e expedientes longos em espaços fechados, surge a possibilidade de trabalhar de casa.

Porém, muitos ainda não sabem como manter o foco, a concentração, assim como a qualidade das entregas que precisam ser feitas ao longo do dia. Veja abaixo algumas dicas, elencadas pela Poly, empresa de tecnologia que surgiu da fusão entre Polycom e Plantronics, para quem está se familiarizando com esta modalidade de trabalho.

Chamadas de vídeo

Sempre que for necessário fazer alguma reunião com sua equipe, use as chamadas de vídeo e ligue sua câmera. Ao fazer uma conferência apenas com áudios ou por texto, é comum acumular outras tarefas ao mesmo tempo, não dedicando a atenção necessária àquela chamada. O vídeo permite uma maior conexão entre a equipe, pois torna as expressões faciais, reações e respostas visíveis. Em tempo de isolamento em casa, é essencial também para amenizar a falta de contatos e de trocas pessoais com os colegas de trabalho.

Ambiente organizado

Não é porque se está trabalhando de casa que usar pijamas ao longo do dia ou permanecer na cama dentro de um quarto fechado será algo adequado. Abra as janelas, e mantenha o ambiente ventilado, sente-se à mesa e troque de roupas. Para as chamadas de vídeo com a equipe, procure também mostrar essa organização, usando pontos mais iluminados do local e apoios para que o computador pegue um ângulo mais enquadrado. Estes pequenos ajustes auxiliam a não transformar a cama em um ambiente corporativo e vice-versa, trazendo a seriedade necessária ao trabalho.

Desligue o microfone quando não estiver em uso

O microfone pode ser desligado ao longo das conferências e não existe problema algum nisso. Ao deixar o equipamento ligado a todo o tempo, ficamos passivos a capturar ruídos de vizinhos, carros e caminhões passando pela rua, cachorros latindo ou crianças, caso as tenha em casa. Todos estes são barulhos que podem tirar a concentração dos outros membros da chamada e atrapalhar o áudio.

Use equipamentos de qualidade

Alguns eletrônicos são feitos justamente para facilitar o trabalho remoto e aumentar a concentração e produtividade. Headsets e fones de ouvido com cancelamento de ruídos externos, seja ao escutar um áudio ou na captação pelo microfone, são excelentes opções para manter a qualidade das chamadas mesmo longe do escritório. Headsets como o Voyager Focus UC e o Voyager 5200 UC funcionam por Bluetooth e são boas opções para evitar desconfortos durante as teleconferências.

Movimente-se

Já que sair de casa não é mais necessário, é preciso ficar atento à falta de movimentos ao longo do dia. Levantar-se da cadeira, alongar-se e fazer pequenas caminhadas é importante para manter o corpo ativo e saudável durante o expediente. Respeitar o horário de almoço também é essencial para relaxar a mente e não manter o foco apenas em assuntos corporativos. Se for difícil de lembrar, coloque um despertador para lembrar os horários para sair um pouco do local de trabalho.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.