x

Home Office

Coronavírus: Produtividade no Home Office em tempos de pandemia

Com aumento repentino do Home Office, é preciso saber gerir o tempo para torná-lo produtivo; Especialista explica como.

26/03/2020 18:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Coronavírus: Produtividade no Home Office em tempos de pandemia

Nos últimos dias, com o aumento de casos de coronavírus no país e medidas do governo para que as pessoas evitem sair de casa, muitas empresas permitiram que seus colaboradores passassem a trabalhar em home office.

Contudo, as instituições não tiveram tempo para treinar seus funcionários para este estilo de trabalho, que exige muita disciplina, concentração e organização.

Por isso, o Portal Contábeis entrevistou Erika Linhares, executiva especializada em comportamento e cultura dentro de organizações, para falar do assunto. 

Veja algumas orientações para que o home office seja mais produtivo e traga resultados para a empresa:

Planejamento

Estabeleça seu horário de trabalho

Faça sua agenda e desenhe um cronograma da sua rotina estabelecendo horários para cada tarefa.

 

Faça pausas

Ficar o dia todo na frente de uma tela pode causar estresse. Por isso, faça intervalos e os inclua dentro do cronograma da rotina diária. Tome um café. Antes ou depois de trabalhar, faça exercícios em casa ou assista a algum filme.

 

Escolha o melhor local de trabalho

É importante que seja longe da cama e da TV. Procure um lugar que esteja organizado para que a concentração possa fluir.

 

Defina as ferramentas que você vai usar

Para fazer seu trabalho, garanta que estejam funcionando, internet ou notebook, por exemplo.

 

Defina as tarefas por grau de importância e prazos para encerrar cada uma

Estabeleça graus de prioridade para cada atividade. Cuidado para não adiar tarefas importantes e transformá-las em urgentes.

 

Execução

Não durma até tarde e comece cedo

Evite dormir e acordar tarde, pois essa atitude pode dar a impressão de férias e causar improdutividade. Home office não é férias! Tente acordar próximo ao horário que já se levantava para ir trabalhar.

 

Evite distrações com TV, Instagram, crianças ou cachorro

Trabalhe e produza no período que determinou. Se procrastinar, não vai conseguir concluir tarefas no tempo programado.

 

Faça acordos nas relações familiares

Para que o seu dia de trabalho e o das demais pessoas que vivem na sua casa sejam mais produtivos, como seu marido ou esposa podem estar em casa, além dos filhos que não estão indo para a escola, é importante fazer pactos familiares.

No caso dos pequenos, é preciso combinar com eles os horários em que os pais estão trabalhando e não podem ser interrompidos, além de permitir que eles brinquem em um ambiente da casa diferente de onde você escolheu trabalhar. É fundamental que eles aprendam a respeitar o limite de convivência, o que fará com que aprendam a conviver melhor com as pessoas e com as normas.

Marido e mulher também precisam pré-estabelecer pactos para conviverem dentro de casa como usar fone de ouvido em uma reunião virtual de trabalho e se afastar do ambiente de trabalho para fumar, por exemplo. Essas atitudes são importantes para não gerar discussões na família.

 

Não deixe de executar o que é realmente importante, pois poderá virar urgente

Faça uma lista das tarefas que você tem para fazer e vá ticando conforme for concluindo as atividades. Dá para ser produtivo em casa, mas é fundamental ser organizado.

 

Acione as pessoas mesmo à distância e aprimore os seus relacionamentos

Você não precisa esperar um encontro físico para resolver problemas. Procure as pessoas por telefone, Skype ou outra rede social. O isolamento em casa por conta do coronavírus é apenas físico, mas você pode continuar acionando seus colegas e seu chefe normalmente.

 

Quando optar por fazer uma reunião virtual

Compartilhe o material previamente para que todos tenham conhecimento do assunto a ser discutido. Dessa forma, a reunião tende a ser mais rápida e pragmática.

 

Aproveite para pensar em como melhorar e inovar

Afinal, você terá mais tempo para isso.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.