x

Reunião Virtual

Zoom: Anvisa proíbe uso da ferramenta por falha de segurança

Anvisa proibiu que seus funcionários utilizem a ferramenta Zoom por falha na segurança.

11/04/2020 09:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Zoom: Anvisa proíbe uso da ferramenta por falha de segurança

Zoom: Anvisa proíbe uso da ferramenta por falha de segurança

Desde que o distanciamento social passou a ser aplicado com mais amplitude em outros países, vimos a ascensão do uso massivo dos utilitários de conferência remota, a exemplo do Hangouts e do Microsoft Teams.

O app Zoom, que também vinha progredindo nessa seara e viu sua popularidade bombar com a crise do novo coronavírus, aparentemente não estava preparado para tanto sucesso e agora vem sofrendo com problemas de segurança. E é justamente por conta disso que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu bloquear o uso entre seus funcionários.

Zoom

Para ter uma ideia, em pouco mais de um mês, o Zoom passou de apenas 10 milhões para 200 milhões de usuários. No Brasil, foram mais de 290 mil downloads, com pico no mês de março.

Contudo, a invasão de hackers em teleconferências do utilitário, ligou o alerta na companhia. Logo ela interrompeu o lançamento de funções para focar na segurança. Além disso, anunciou medidas extras, como exigência de senha e fim do compartilhamento de dados com o Facebook, entre outras.

Falha de segurança

Em comunicado aos funcionários, a Anvisa alerta sobre brechas que podem permitir acesso não autorizado à câmera e ao microfone, além de roubo de credenciais e senhas, assim como a coleta e o envio de informações das ligações.

“A Gerência Geral de Tecnologia da Informação solicita que todos os usuários que utilizam o Zoom desinstalem imediatamente dos seus computadores, celulares e/ou tablets, e alterem suas senhas o quanto antes”, diz a nota.

No lugar do Zoom, a Anvisa sugere que seus profissionais passem a usar o Microsoft Teams para reuniões e videoconferências. A agência diz também que está frequentemente em contato com especialistas e sites de segurança, o que “permite a adoção de medidas de segurança de forma rápida e proativa, identificando possíveis vulnerabilidades nas ferramentas utilizadas internamente pela Anvisa”.

Após as correções do utilitário, já em andamento, o órgão do governo diz que vai avaliar novamente a possibilidade de uso.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.