x

importações e exportações

A importância de registrar operações de prestação de serviço ao exterior no Siscoserv

Pessoas ou empresas que realizam importações e exportações de mercadorias devem registrar as operações no Siscomex da Receita Federal.

13/04/2020 08:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

A importância de registrar operações de prestação de serviço ao exterior no Siscoserv

A importância de registrar operações de prestação de serviço ao exterior no Siscoserv

Pessoas ou empresas que realizam importações e exportações de mercadorias devem registrar as operações no Siscomex da Receita Federal. Mas e quanto a quem presta serviços ao exterior ou contrata serviços de fora do país, deve prestar alguma declaração? A resposta é sim, e o local indicado para essa finalidade é o Siscoserv. 

A sigla Siscosev significa Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio. Trata-se de um sistema sob a responsabilidade do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e administrado em conjunto pela Receita Federal e pela Secretaria de Comércio e Serviços. 

Qual a importância do Siscoserv?

O Siscoserv tem como objetivo reunir informações sobre a prestação de serviços de brasileiros ao exterior e também sobre a contratação de serviços estrangeiros por residentes ou domiciliados no Brasil. Tal registro tem fins puramente econômico-comerciais. Apenas serviços e operações intangíveis devem ser registradas no Siscosev, sendo que o comércio de mercadorias e bem tangíveis deve ser registrado em outro sistema. 

De acordo com o Ministério, o registro de informações no Siscosev é muito importante pois “o sistema possibilitará a produção de relatórios gerenciais em apoio à formulação e orientação de políticas públicas na área de comércio exterior de serviços, intangíveis e demais operações. Servirá ainda como orientador para os mecanismos de apoio ao comércio exterior de serviços”. 

Quem deve acessar o Siscoserv?

Microempreendedores que prestam serviços a empresas estrangeiras, por exemplo, devem registrar a operação no sistema. Empresas ou até mesmo pessoas físicas que contratam serviços no exterior também precisam registrar a operação no Siscosev. Serviços complementares à exportação e importação de mercadorias, como valor do frete e contratação do seguro, por exemplo, também devem ser registrados no Siscosev. 

Quem deixa de cumprir com a obrigação de registrar as operações de comércio de serviços ou o faz de maneira incorreta pode estar sujeito a penalidades conforme a legislação. A multa pode variar de R$100,00 a até R$1500,00. 

Como acessar o Siscoserv? 

O Siscoserv deve ser acessado através de certificado digital. O sistema é dividido em dois módulos: venda e aquisição. 

  • Módulo venda: neste módulo são feitos os registros sobre as vendas de serviços intangíveis e outras operações que podem variar o patrimônio do vendedor; 
  • Módulo aquisição: esse módulo foi desenvolvido para registrar as compras de serviços e outras operações que podem variar sob o patrimônio do comprador. 

Os detalhes de como acessar cada um dos dois módulos podem ser encontrados nos manuais disponibilizados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. 

Prestar serviços ao exterior pode ser uma boa alternativa para ganhar dinheiro trabalhando de casa. Para garantir que tudo corra bem, é importante registrar a operação no Siscosev e também procurar uma boa opção para receber o dinheiro do exterior pagando o menor custo possível. Nesse sentido, a Remessa Online vem se destacando cada vez mais no mercado por oferecer a pessoas físicas e jurídicas a possibilidade de realizar transferências internacionais de envio e recebimento com o menor custo do mercado. 

A Remessa Online é uma plataforma credenciada pelo Banco Central e que atua de acordo com as mais rigorosas regras de compliance. Operar pela plataforma é seguro e muito simples. Faça uma experiência e comprove você mesmo como é vantajoso usar a solução. 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.