x

Contribuição Previdenciária

COVID-19: eSocial e o afastamento de empregado

Empresas que tiverem funcionários infectados com Coronavírus, devem seguir a nova orientação do eSocial; Confira.

13/04/2020 12:10:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
COVID-19: eSocial e o afastamento de empregado

COVID-19: eSocial e o afastamento de empregado

O Portal do eSocial publicou a Nota Orientativa 21 que dispõe sobre a dedução nas contribuições previdenciárias do custo salarial de empregados afastados por Covid-19.

De acordo com o texto, a empresa deve pagar ao empregado infectado o salário integral durante os primeiros quinze dias consecutivos do afastamento. Por outro lado, as empresas podem deduzir as contribuições previdenciárias referentes a esse período.

eSocial

Para usufruírem de imediato do direito previsto na norma, as empresas devem enviar as seguintes informações ao eSocial:

- Continuar lançando o valor referente aos 15 primeiros dias de afastamento na rubrica usual. Ou seja, deve ser mantido o tipo, a incidência e informado o valor total da rubrica. Isto se deve ao fato de a lei limitar o direito apenas aos casos de Covid-19 e ainda em decorrência da limitação do direito ao limite máximo do salário-de-contribuição.

- Adicionalmente, em afastamento por motivo de Covid-19, deve criar uma nova rubrica informativa utilizando o código de incidência de contribuição previdenciária = 51 (o mesmo de salário-família) e a Natureza de Rubrica = 9933 (auxílio-doença) e informar o valor da rubrica (quinze primeiros dias de afastamento por Covid-19) até o limite máximo do salário-de-contribuição.

Desta forma não haverá tributação e o valor dessa rubrica será enviado para a DCTFWeb para dedução, junto com os valores referentes ao salário-família, quando for o caso. A Receita Federal fará a distinção dos benefícios a partir do código da tabela de natureza de rubrica.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.