x

pandemia

Seguro-desemprego: Trabalhadores relatam problemas para receber benefício

Trabalhadores que perderam o emprego na pandemia, estão tendo que fazer pedido do seguro-desemprego on-line.

23/04/2020 10:10:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Seguro-desemprego: Trabalhadores relatam problemas para receber benefício

Seguro-desemprego: Trabalhadores relatam problemas para receber benefício

Trabalhadores que perderam o emprego em plena pandemia do coronavírus relatam que estão com dificuldades para conseguir o seguro-desemprego. Com o fechamento das Superintendências Regionais do Trabalho, os desempregados estão tendo que fazer o pedido online.

Entre as queixas estão impossibilidade de concluir o pedido no site e aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” e de obter informações pela central 158.

Seguro-desemprego

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia esclareceu que, desde a decisão de fechamento das agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine), de responsabilidade administrativa de estados e municípios, por causa da pandemia, tem redobrado os esforços para garantir o atendimento não presencial de solicitação do seguro-desemprego.

Entre as providências estão o atendimento remoto das unidades de atendimento federais do Ministério da Economia para oferecer suporte a quem encontra dificuldades com as solicitações online.

Processamento dos pedidos

Para assegurar o atendimento da demanda em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, foi estabelecida uma fila única nacional que aproveita a capacidade instalada das demais regiões no processamento dos pedidos direcionados a essas unidades da Federação.

Ainda de acordo com a secretaria, está em andamento a contratação em modalidade emergencial de ampliação das posições de atendimento da central Alô Trabalho 158.

“A suspensão do atendimento presencial e o redirecionamento da demanda para o telefone têm congestionado essa opção de prestação remota do serviço. Para minimizar esses problemas relatados pelos cidadãos, foram adotadas soluções alternativas pelas unidades de atendimento federais do Ministério da Economia, que estão funcionando em atendimento remoto para oferecer suporte a quem encontra dificuldades com as solicitações online”, informou.

Seguro-desemprego online

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho ressalta que o seguro-desemprego pode ser solicitado online, sem a necessidade de comparecimento a unidades de atendimento presencial.

“Além do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos, há a opção do Portal de Serviços do governo federal gov.br, em que a solicitação do seguro-desemprego está em destaque logo na entrada da página”, afirma.

Veja como solicitar:

- Seguro-desemprego pela internet.
- Aplicativo para celular "Carteira de Trabalho Digital", disponível para iOS e Android.

Se o usuário estiver com problemas no login e senha, o canal para ser atendido é o Portal de Serviços do Ministério da Economia.

Os serviços relacionados à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, como carteira de trabalho, seguro-desemprego e denúncias ou orientações trabalhistas, também podem ser acessados pela internet, na página oficial do governo.

Além do 158, cada uma das 27 superintendências regionais têm os e-mails de atendimento por estado:

Acre : [email protected];
Alagoas: [email protected];
Amapá: [email protected];
Amazonas: [email protected];
Bahia: [email protected];
Ceará: [email protected];
Distrito Federal: [email protected];
Espírito Santo: [email protected];
Goiás: [email protected];
Maranhão: [email protected];
Mato Grosso: [email protected];
Mato Grosso do Sul: [email protected];
Minas Gerais: [email protected];
Pará: [email protected];
Paraíba: [email protected];
Paraná: [email protected];
Pernambuco: [email protected];
Piauí: [email protected];
Rio de Janeiro: [email protected];
Rio Grande do Norte: [email protected];
Rio Grande do Sul: [email protected];
Rondonia: [email protected];
Roraima: [email protected];
Santa Catarina: [email protected];
São Paulo: [email protected];
Sergipe: [email protected];
Tocantins: [email protected].

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.