x
CONTEÚDO notícias

NFe

Nota Fiscal: Como conseguir segunda via pela internet?

Confira o passo a passo de como conseguir a segunda via da nota fiscal pela internet.

04/05/2020 10:50:01

139,8 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Nota Fiscal: Como conseguir segunda via pela internet?

É possível emitir a segunda via de notas fiscais pela Internet, a partir do site da Secretaria de Fazenda. Confira passo a passo de como fazer.

Para acessar a segunda via, é preciso ter a chave de acesso da nota fiscal eletrônica (NF-e) em mãos. Após informar o código de 44 dígitos, o sistema recupera as informações do documento e é capaz de gerar um arquivo XML com validade jurídica, assim como a versão física da nota fiscal.

Caso não tenha a chave de acesso, o usuário pode tentar consegui-la direto com o vendedor, procurar nos registros da compra em seu e-mail ou recorrer ao DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). O documento acompanha produtos comprados pela Internet e é uma versão simplificada da NF-e, mas sem valor fiscal.

Vale ressaltar que, embora apresente as principais informações contidas na nota fiscal eletrônica, o DANFE não a substitui. Ele é apenas uma representação gráfica da NF-e, ou seja, um documento impresso que não chega a ser uma versão física da NF-e, mas se aproxima bastante disso, já que traz as principais informações sobre a compra.

Segunda via Nota Fiscal

No tutorial a seguir, aprenda como conseguir segunda via de nota fiscal pela Internet.

Acesse o site oficial da Nota Fiscal Eletrônica e clique em "Consultar NF-e completa";

 

Informe a chave de acesso de 44 dígitos da NF-e e marque a caixa "Não sou um robô". Feito isso, clique sobre o botão "Continuar";

 


A nota fiscal eletrônica completa será aberta em uma nova tela. Se desejar, navegue pelas abas indicadas para visualizar informações detalhadas sobre cada campo;

 

O download da nota fiscal está disponível apenas para pessoas que têm certificado digital. No entanto, é possível driblar essa limitação a partir do botão "Preparar documento para impressão", no final da página;

 

Clique no ícone de impressora, à direita, ou tecle Ctrl + P;

 

Será aberta uma caixa de diálogo. Em "Destino", selecione a opção "Salvar como PDF" e clique no botão "Salvar", no canto inferior direito da tela.

 

Notas Fiscais Antigas

Felizmente, é possível conseguir notas fiscais antigas ou perdidas com a ajuda do Aplicativo para Manifestação do Destinatário, disponibilizado pela Sefaz.

O software permite ver a lista de notas que foram emitidas contra a empresa em até 90 dias e baixar os documentos em XML, usando o certificado digital. Há também programas pagos de gestão fiscal que fazem o serviço.

Notas Fiscais

As notas fiscais são examinadas pela Receita Federal para identificar sonegação de impostos por parte das empresas e para manter o controle sobre as questões tributárias.

Isso significa que as companhias podem ter grandes prejuízos caso a Receita solicite o documento e elas não o disponibilizem.

Informações: SEFAZ

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.