x
CONTEÚDO notícias

Calendário

Imposto de Renda: Acompanhe os lotes de Restituição

Primeiro lote da Restituição do Imposto de Renda sai ainda este mês; Veja se você tem direito.

19/05/2020 10:30:01

62,9 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Imposto de Renda: Acompanhe os lotes de Restituição

As datas dos lotes de Restituição do Imposto de Renda não sofreram alteração mesmo após a prorrogação do prazo de envio da declaração.

Com isso, o calendário inicia agora em maio e acontecerá por ordem de envio. Saiba se você tem direito à Restituição 2020 e confira o calendário completo.

Restituição

Caso não tenha sido você mesmo quem fez sua declaração, ou não se lembra do resultado, pode conferir se tem imposto à restituir de duas formas: site da Receita Federal e acompanhar o status da sua declaração ou, pegar o recibo de envio e verificar por lá se há valor para restituir e qual o valor.

Basicamente a restituição ocorre quando o contribuinte, após ter feito o acerto entre todos os valores pagos e recebidos, teve mais impostos pagos do que o devido. Se isso ocorrer, o sistema da Receita calcula a diferença a devolve o valor pago a mais como forma de restituição.

Lote

Data

Remuneração Selic

29/05/2020

0,00%

30/06/2020

0,00%

31/07/2020

1,00%

25/08/2020

ainda não divulgado

30/09/2020

ainda não divulgado

A novidade deste ano é que os lotes de restituição acontecerá em apenas 5 lotes. Até 2019, a restituição era liberada em 7 lotes. Ou seja, o contribuinte receberá o valor antes do que o de costume.

Aliás, também houve mudança na data e os lotes foram antecipados. As liberações que era apenas a partir de junho, agora são já a partir do mês de maio.

Como receber a restituição

A restituição do Imposto de Renda será depositada na conta informada na declaração. Os dados de conta podem ser de conta corrente individual, conta conjunta ou conta poupança. A Receita não autoriza que o pagamento seja feito em conta de terceiros.

Caso o contribuinte erre a conta para receber o valor de restituição, ele pode alterar a conta ou corrigir algum número errado desde que seu CPF ainda não tenha sido incluso em nenhum dos lotes de restituição.

Entretanto, se seu CPF já está com data para receber o valor, você pode comparecer (após a data do lote) em uma agência do Banco do Brasil munido de documento original com foto e retirar o valor. Lembrando que o valor fica disponível por um ano, após esse prazo, se o contribuinte não retirar, retorna para a Receita.

Importante dizer que a conta indicada para receber a restituição 2020 não pode ser em nome de terceiros. Apenas conta conjunta, individual ou poupança são válidas.

Informações: IR sem Erro

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.