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Pedidos de revisão de benefícios do INSS podem ser feitos pela internet

Com agências fechadas, segurado pode fazer a solicitação ao INSS e acompanhar o andamento do processo de forma online.

10/06/2020 11:40:01

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Pedidos de revisão de benefícios do INSS podem ser feitos pela internet

Pedidos de revisão de benefícios do INSS podem ser feitos pela internet

Desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, diversos serviços públicos passaram a ser oferecidos de forma online. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um desses órgãos.

Com o fechamento das agências da Previdência, o atendimento remoto permite a solicitação de novos benefícios e também o acompanhamento de processos em andamento, inclusive, dos pedidos de revisões de renda para segurados que já estão na folha de pagamento do órgão.

O acompanhamento pode ser feito por meio do site ou aplicativo Meu INSS, nos três níveis de andamento que são submetidos os pedidos de revisão: a análise do INSS, o recurso às juntas do Conselho da Previdência e o recurso especial às câmaras do Conselho.

Ao terminar essas análises, se o beneficiário não estiver de acordo com a resposta recebida, ele deverá recorrer à Justiça para uma nova reclamação.

Pedido de revisão de benefícios

A revisão pode ser solicitada por todo segurado que não esteja de acordo com os valores recebidos, desde que seja apresentada em até dez anos após o início do pagamento mensal.

Para que os novos valores sejam aprovados, é preciso apresentar uma fundamentação para o caso e comprová-lo por meio de documentos que mostram a falha do órgão no cálculo da renda.

Um dos casos mais comum de pedido de revisão é quando um período de contribuição não foi incluído nas considerações iniciais. Nesse caso, é possível comprovar o direito a reajuste por meio de anotações realizadas pelo empregador na carteira profissional.

Durante o tempo em que as agências permanecem fechadas, o solicitante deverá enviar os documentos digitalizados por meio do Meu INSS.

Para quem preferir fazer a solicitação por meio do telefone, basta ligar na central 135 e ter em mãos CPF, carteiras profissionais e documentos que tenham relação com o benefício. Não esqueça de anotar o protocolo de atendimento, pois ele servirá para acompanhar o andamento do processo.

A central de atendimento telefônico funciona de segunda a sábado, das 7 Às 22 horas.

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